“Atendemos tudo que foi solicitado”, diz Jorginho sobre fechamento da maior barragem de SC
O governador de Santa Catarina comentou sobre as negociações e conflitos envolvendo os indígenas da Barragem Norte
• Atualizado
No final da tarde deste domingo (07), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, junto ao prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e outras autoridades do governo, realizaram uma coletiva de imprensa para atualizar sobre a situação das chuvas no Vale do Itajaí. Durante a conferência, foram discutidos temas como o fechamento das comportas e as negociações e conflitos envolvendo os indígenas da Barragem Norte, localizada em José Boiteux.
O prefeito informou que o nível do Rio Itajaí-açu estava em 8,55 metros no início da coletiva. Até o final da transmissão, o nível do rio havia aumentado para 8,72 metros.
Hildebrandt aproveitou a ocasião para expressar seu agradecimento ao governador por ter atendido às demandas dos indígenas da Barragem Norte, em José Boiteux, o que possibilitou o fechamento das comportas da barragem. A medida ocorreu após a Justiça Federal conceder a autorização.
Leia Mais
O governador Mello disse que a missão precisava ser cumprida. “Pedimos à Polícia Militar: não arrede o pé, nós precisamos fechar a barragem e ponto final. Nós temos a autorização da justiça e não estamos cometendo ilegalidades. Infelizmente tivemos alguns indígenas que tomaram um ‘tragos’ a mais e coisa parecida, e deu um confronto lá, mas paciência. A missão foi cumprida”, afirmou.
Segundo o governador, todas as solicitações dos indígenas foram atendidas. “Eles pediram uma ambulância, entregamos, pediram um ônibus, foi entregue pela prefeitura, pediram três barcos, entregamos um porque não tinha os três na hora. Pediram 900 e tantas cestas básicas e foram entregues, pediram água mineral e foi entregue”, disse.
O governador destacou que, apesar de algumas reações contrárias, o trabalho necessário foi realizado. Ele explicou que, à medida que as águas baixam, o ânimo também se acalma. No entanto, ele frisou que a preocupação persistirá até a próxima quinta-feira, uma vez que o estado permanece em alerta.
Quanto à segurança das estruturas das barragens, o governador assegurou que “100% seguras”. Ele enfatizou que aqueles que levantam dúvidas sobre a segurança estão difundindo “fake news” e “não têm o que fazer.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO