Cotidiano Compartilhar
VOTO DO ESPAÇO

Astronautas americanos exercem direito e votam do espaço; veja como é possível

Em um post nas redes sociais, eles ainda incentivaram a população a votar

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Redes Sociais/Reprodução.
Foto: Redes Sociais/Reprodução.

Nesta terça-feira (05), ocorre a eleição presidencial dos EUA e os astronautas americanos em missão no espaço também exerceram o direito ao voto. Butch Wilmore, Suni Williams e Don Pettit ainda fizeram um post nas redes sociais onde incentivam as pessoas a irem votar.

Wilmore, Williams, Pettit e Nick Hague no post feito nas redes sociais. “Não importa se você está sentado, em pé ou flutuando – o que importa é que você vote!”, diz a legenda.

Astronautas americanos exercem direito e votam do espaço; veja como é possível

De acordo com o site Uol, os astronautas puderam votar solicitando uma cédula de votação ausente, a mesma usada pelos demais americanos que estão longe de casa. No entanto, no caso deles os votos foram lançados por meio da Near Space Network, rede de conexão da Nasa que faz a comunicação da estação espacial com a Terra.

Essas cédulas eletrônicas são preenchidas pelos astronautas e enviadas para a instalação de testes White Sands (WSTF, na sigla em inglês), da Nasa, no Novo México. De lá, elas são enviadas para o Centro de Controle de Missão da Nasa em Houston, no Texas. Por fim, a cédula é encaminhada ao condado responsável.

Conforme a Nasa, esta cédula digital é criptografada e acessível somente pelo astronauta e pelo trabalhador eleitoral. O que garante a segurança e integridade do voto.

*Com informações do Uol.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.