Apresentadores e entrevistada são vítimas de racismo durante podcast
Crimes foram cometidos na estreia do podcast "Pretos de Itu", no interior de SP
• Atualizado
Apresentadores e uma entrevistada de um podcast sofreram ataques racistas durante a transmissão de estreia do programa “Pretos de Itu”, no interior de São Paulo. A live era transmitida nas redes sociais quando os criminosos insultaram as vítimas com xingamentos racistas.
No chat ao vivo, xingamentos como “macaca”, “povo macaco”, “fedidos” foram proferidos pelos criminosos. A transmissão ocorreu na metade do programa e a primeira ofensa foi direcionada à professora e psicóloga Rosalia Maria Rodrigues. “Naquele momento eu não consegui definir. Eu me senti impotente, foi uma dor muito grande”, afirmou.
O crime teve continuidade no perfil do podcast em outra rede social. Os racistas, com perfis falsos, continuaram a publicar ofensas racistas contra os apresentadores e a convidada.
Segundo a advogada e apresentadora do programa Susley Rodrigues, o crime cometido é o de racismo e não o de injúria racial, já que os xingamentos não eram destinados “apenas contra a minha dignidade, eram direcionados contra o meu grupo étnico”, ressaltou. As mensagens foram denunciadas.
De acordo com a delegada Márcia Cruz, foi realizado um pedido para o Instagram, de modo que a rede envie os dados dos criminosos. “A pena para injúria racial é de um a três anos de reclusão. Se for caracterizado um crime de racismo, a pena começa com um a três anos. Porém, se torna um crime que é imprescritível e inafiançável, ” explicou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO