Aposentadoria: INSS disponibiliza ferramenta para o pedido de revisão da vida toda; entenda
Especialistas alertam que o cálculo pode não ser o mais vantajoso para os beneficiários
• Atualizado
Depois da aprovação da chamada revisão da vida toda da aposentadoria, o INSS se antecipou às ações na Justiça e lançou uma ferramenta online para fazer o pedido, mas especialistas alertam que pode não ser o mais vantajoso para os beneficiários.
>> O que mudou nas aposentadorias em 2023? Tudo o que você precisa saber
Arnaldo Teixeira contribuiu por 43 anos para a previdência e recebe um salário mínimo de aposentadoria. Ele deu entrada na revisão do valor há dois anos e aguarda uma decisão da Justiça.
“Essa diferença, que foi feito o cálculo em 2021, ela dava R$ 2.800, eu acho que isso aqui é prioridade porque os aposentados eles estão na véspera de ir embora desse mundo não é só o Arnaldo”, diz o aposentado.
- 40 mil pessoas participam da Abertura do Natal de Joinville
- Ônibus ‘despenca’ em ribanceira e mata o menos 17 pessoas
A revisão da vida toda foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal no ano passado e garantiu aos aposentados e pensionistas do INSS o direito de incluir no cálculo dos benefícios as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994, que em muitos casos eram maiores. Isso vale para benefícios concedidos entre novembro de 1999 e 2019.
A opção do pedido de revisão pelo próprio segurado de forma online já aparece no aplicativo e no site do instituto, mas o especialista em direito previdenciário, Humberto Costa, recomenda cautela, porque não há instrução normativa para o serviço e, pela internet, há mais chances de a revisão não ser vantajosa.
“O próprio sistema do INSS pode fazer o cálculo, então nós não sabemos, se o cálculo for desfavorável, se o INSS vai apenas negar o pedido ou se ele vai conceder conforme um novo pedido com valor mais baixo”, diz o especialista.
O INSS informou que o pedido de revisão online, mesmo já disponibilizado no aplicativo e site, só começa a funcionar depois que a decisão do STF for publicada. Para evitar golpes, o instituto alerta que não entra em contato com nenhum segurado para oferecer serviços como a revisão, e muito menos solicita dados pessoais, fotos de documentos ou pagamentos para qualquer serviço.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO