Após servidores deflagrarem greve, Prefeitura de Florianópolis entra na Justiça
Prefeitura de Florianópolis está tomando medidas legais contra a greve
• Atualizado
Após os servidores municipais de Florianópolis deflagram greve nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Florianópolis ingressou na Justiça para dar fim à greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).
A categoria reivindica a negociação de data-base, a reposição salarial, o plano de carreira dos trabalhadores do quadro civil, a valorização das auxiliares de sala, o pagamento dos pisos nacionais dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate a endemias (ACE) ou a tabela do magistério.
A Prefeitura informou que fez uma proposta ao Sintrasem, que contemplaria especialmente os servidores com menores salários, já que elevaria em 30% o valor do vale alimentação.
Segundo a administração do município, o valor total da proposta chegaria a R$ 55 milhões de agora até janeiro.
“Recebemos com surpresa o posicionamento do sindicato, já que as conversas estavam evoluídas e a proposta da Prefeitura vinha buscando atingir ao máximo os pontos pleiteados”, disse o prefeito Topázio Neto, que explica que negociações com a categoria estavam em andamento.
“Lamentamos que o movimento grevista ocorra justamente em momento de conclusão do primeiro semestre letivo dos estudantes da rede municipal, após dois anos sem aulas presenciais, juntamente com a grande demanda nos centros de saúde por conta das doenças respiratórias. Infelizmente quem sai mais prejudicado é o cidadão”, destacou Topázio.
Prefeito de Florianópolis fala sobre a greve
Prefeitura antecipa férias de servidores da educação na Capital
Sabendo da possibilidade de greve, a prefeitura anunciou, na manhã desta terça, a antecipação das férias escolares. Confira nota na íntegra.
Prefeitura se posiciona e anuncia férias escolares para próxima semana
Considerando o Of Nº042/2022, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis – SINTRASEM, no qual informam a possibilidade de greve no serviço público municipal, a partir da zero hora do dia quinze de junho de 2022.
Considerando que os alunos da rede pública de ensino de Florianópolis já foram prejudicados durante a pandemia, pela ausência de aulas presenciais, o que acarretou danos tantos na parte pedagógica quanto emocional.
Considerando que em razão da possibilidade de greve dos trabalhadores interrompendo assim o calendário escolar, solicitamos, para as escolas que definirem a paralisação, a organização quanto a antecipação das férias escolares para a próxima semana, dia 20/06/2022.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO