Alinhamento com seis planetas poderá ser visto do Brasil?
Em 2025 houve um alinhamento raríssimo com sete planetas
• Atualizado
Um alinhamento com seis planetas do Sistema Solar está marcado para acontecer no dia 28 de fevereiro deste ano, 2026. O “desfile” contará com Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
A pergunta que fica é: esse alinhamento planetário poderá ser visto do Brasil? A resposta é sim. O agrupamento permitirá que os planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Mercúrio sejam vistos a olho nu, os outros poderão ser vistos com ajuda de um telescópio.
Alinhamento planetário
O fenômeno poderá ser visto alguns dias antes da data prevista, com mais facilidade entre 15 e 30 minutos após o sol se pôr.
Esses agrupamentos planetários acontecem quando ao menos três planetas se alinham, o que acontece com frequência. Quanto mais planetas, mais difícil eles se alinharem.
Em 2025 houve um alinhamento raríssimo com sete planetas, entre eles Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Poderá ser visto do Brasil
De acordo com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), para ver o alinhamento a olho nu a pessoa deve estar pelo menos alguns graus acima do horizonte, idealmente acima de 10 graus.
“Isso é crucial porque a atmosfera da Terra perto do solo obscurece os objetos celestes à medida que eles nascem ou se põem. Mesmo planetas brilhantes se tornam difíceis ou impossíveis de serem vistos quando estão muito baixos, pois sua luz se espalha e é absorvida em seu caminho até os olhos”, segundo o pesquisador Preston Dyches. “Prédios, árvores e outras obstruções também costumam bloquear a visão perto do horizonte”.
Com informações do Metrópoles
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO