Longevidade e colesterol: o poder desse alimento mencionado na Bíblia
Citado como um alimento precioso para dar de presente as nozes podem fazer você viver mais e melhor; entenda
• Atualizado
Você sabia que o consumo de nozes pode aumentar a longevidade e diminuir o risco de morte por doenças cardiovasculares? Pois bem, esse alimento que já foi citado até mesmo na Bíblia como um presente precioso, é muito benéfico para a saúde. Conforme a Tudo Gostoso, esse tipo de oleaginosa é repleta de propriedades nutricionais e pode ser consumida de diversas formas.
As nozes, ricas em gorduras saudáveis, fibras, proteínas e diversos outros nutrientes, são frutos da nogueira conhecidos por beneficiar várias funções vitais do organismo. Um estudo recente, conduzido por cientistas da Universidade de Harvard e publicado na revista científica Nutrients, revelou que consumir uma porção semanal dessas sementes pode prolongar a vida e reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares.
Longevidade e colesterol: o poder das nozes
De acordo com a pesquisa, consumir cinco ou mais porções de 28 gramas de nozes (cerca de 3 a 5 unidades) reduz em 25% o risco de morte por doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque as nozes são ricas em gorduras saudáveis (ômega 3 e ômega 9) e em esteróis vegetais, compostos que ajudam a diminuir a absorção de colesterol e ácidos biliares.
“Descobrimos que um punhado de nozes por semana pode ajudar a prolongar a vida, especialmente entre pessoas que não seguem uma dieta de alta qualidade. É uma dica prática para aqueles que desejam melhorar sua saúde”, explicou Yanping Li, principal autor do estudo.
A pesquisa também apontou que o consumo regular de nozes reduz em 14% o risco de morte por qualquer causa, graças às suas propriedades nutricionais. Além disso, essas sementes contribuem para a proteção dos neurônios, melhoram a circulação sanguínea, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e promovem a saciedade, o que pode favorecer o controle do peso.
Ricas em antioxidantes e nutrientes como vitamina E e ômega-3, as nozes ajudam a combater o estresse oxidativo, um fator associado ao envelhecimento precoce e à perda de cognição. Com propriedades anti-inflamatórias, elas também contribuem para reduzir a inflamação crônica, relacionada a várias doenças, incluindo diabetes e problemas cardiovasculares.
Além disso, as nozes são fonte de fibras, que promovem o funcionamento saudável do intestino e incentivam o crescimento de bactérias benéficas. Com baixo índice glicêmico e uma boa quantidade de gorduras saudáveis, elas ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma excelente escolha para pessoas com diabetes.
Agora aprenda uma receita com este alimento mágico!
Barrinhas de Nozes e Aveia
Ingredientes
- 1 xícara de nozes picadas
- 1 xícara de aveia em flocos
- 1/2 xícara de mel (ou xarope de bordo)
- 1/4 xícara de manteiga de amendoim (ou outra pasta de sua preferência, como amêndoa ou castanha)
- 1/4 xícara de coco ralado (opcional)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Uma pitada de sal
Modo de preparo
- Em uma panela, aqueça em fogo baixo o mel e a manteiga de amendoim até que estejam bem misturados e derretidos. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha.
- Em uma tigela grande, misture as nozes, a aveia e o coco ralado, se estiver usando. Adicione a mistura de mel e manteiga de amendoim e mexa bem até que todos os ingredientes estejam incorporados.
- Forre uma forma pequena com papel manteiga e espalhe a mistura, pressionando com uma espátula para deixar a superfície uniforme.
- Leve à geladeira por pelo menos 1 hora, ou até firmar bem.
- Corte em barrinhas e armazene em um pote fechado na geladeira.
Essas barrinhas duram até uma semana e são perfeitas para um lanche rápido ou um reforço de energia durante o dia!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO