Aeroporto Salgado Filho retoma operações ininterruptamente
Infraestrutura é totalmente recuperada sete meses após enchentes no Rio Grande do Sul
• Atualizado
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar ininterruptamente após a conclusão das obras de recuperação estrutural. A entrega da pista principal, com 3,2 km de extensão, marca o retorno total das atividades no terminal, que havia sido gravemente impactado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano.
Desde 18 de outubro, o aeroporto funcionava em horário reduzido, das 8h às 22h, recebendo apenas voos domésticos. Agora, com as vias de acesso aos pátios de aeronaves e o terminal de passageiros plenamente recuperados, o Salgado Filho retoma suas operações 24 horas por dia e se prepara para a ampliação da malha aérea, incluindo a retomada de voos internacionais.
O primeiro voo vindo do exterior, proveniente da Cidade do Panamá, está programado para pousar na madrugada desta quinta-feira (19). Além disso, rotas internacionais para Lima, no Peru, e Santiago, no Chile, serão retomadas nos dias 2 e 3 de janeiro, respectivamente. A TAP Air Portugal também confirmou a reativação da rota Porto Alegre-Lisboa, sem data definida. Já no mercado doméstico, novos voos para Recife e Salvador serão incluídos na malha.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância da reabertura plena do aeroporto. “Essa retomada é fruto de um grande esforço do governo federal em parceria com a concessionária. O Salgado Filho é essencial para o turismo, para o transporte de cargas e para a economia do estado”, declarou.
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, também celebrou a conclusão das obras, que contaram com R$ 425 milhões de investimentos do Governo Federal. “O aeroporto está mais moderno e melhor do que era antes da enchente. Assim será a reconstrução do estado: tudo o que for refeito será superior ao que tínhamos antes”, afirmou Pimenta.
A administração do Salgado Filho, sob responsabilidade da Fraport Brasil, projeta que a reabertura integral da infraestrutura fortalecerá o papel do aeroporto como um dos principais hubs de transporte aéreo no sul do país.
*Com informações da Agência Brasil.
> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO