Cotidiano Compartilhar
reforma milionária

Aeroporto Salgado Filho deve reabrir em dezembro

Previsão final ainda depende de análise técnica da pista

• Atualizado

Agência Brasil

Por Agência Brasil

SBT News

Por SBT News

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na Capital gaúcha deve reabrir em dezembro. Porém, o ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, condiciona a confirmação dessa previsão de reabertura à conclusão da análise da pista de pousos e decolagens, em julho.

Limpeza do Aeroporto Salgado Filho

Nesta segunda-feira (03), iniciou a limpeza da pista do aeroporto, um mês após o fechamento do local devido as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A estrutura ainda passou por uma vistoria, representantes do governo federal e da Fraport, empresa que administra o terminal, afirmaram que a reforma deve custar R$ 300 milhões.

Segundo a Fraport Brasil, a limpeza consiste em uma ampla varredura em toda a extensão das pistas e pátios de aeronaves para a retirada de entulhos e detritos.

A ação só foi possível depois que a água baixou no entorno do local, na Zona Norte de Porto Alegre. Por outro lado, o nível do Guaíba voltou a subir nesta madrugada, após ficar abaixo da cota de inundação pela primeira vez desde o começo do caos climático, no último sábado (01).

Equipamentos afetados

Em relação aos equipamentos afetados com a enchente, a Fraport afirma que ainda não é possível detalhar o valor total dos danos e quais equipamentos precisarão ser substituídos ou reparados.” Desde que as águas começaram a baixar, a Fraport Brasil está em contato permanente com as seguradoras para avaliação do cenário, recebendo vistorias recorrentes e realizando o inventário de todos os itens que foram impactados”, esclareceu em nota a Fraport.

Alternativa

Enquanto o Salgado Filho não volta a operar, a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, tem recebido voos comerciais em caráter emergencial, desde 27 de maio. E o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou que a partir de 10 de junho a quantidade de voos comerciais neste mesmo terminal militar irá dobrar, passando para dez partidas e dez chegadas diárias.

A Fraport Brasil criou um terminal remoto no ParkShopping Canoas. De lá são realizados embarque e desembarque de passageiros no térreo do shopping. O terminal conta com espaço para check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros.

Durante visita ao Rio Grande do Sul, na semana passada, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, adiantou que o governo federal e a Anac também estudam a possibilidade de habilitar voos noturnos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.