Ação de Páscoa reforça a importância do contato com os animais para crianças com autismo
Ação do Instituto UP ocorreu no dia 9 de abril
• Atualizado
A Páscoa é época de comemoração e união familiar, em especial para relembrar o verdadeiro sentido da vida. Mas, além disso, o mês de abril também é dedicado à informação e conscientização sobre o autismo, principalmente para diminuir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno.
Mas você já pensou em unir as duas datas para realizar um encontro diferente, de muita troca de conhecimento e diversão? Foi exatamente o que um instituto de Florianópolis fez. No último dia 9 de abril, o Instituto UP realizou a ação Criando Conexões: edição fazendinha – para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ação uniu pais e filhos no contato com os animais
Muitos especialistas explicam que o contato com os animais é um grande diferencial para as pessoas com autismo. Isso porque auxilia no comportamento social, principalmente para falar, rir e interagir com os outros indivíduos, como explica a neuropsicopedagoga Emile Amorim.
“Os animais hoje já é comprovado cientificamente que têm uma função de ampliação das habilidades. Tem uma relação emocional voltada para o contato com os animais. A equoterapia é um dos exemplos para o efetivo desenvolvimento da criança com o transtorno”, explica.
No total, a ação reuniu cerca de 20 pessoas em uma manhã de entretenimento e informação para pais e filhos. Além do contato com os animais, as crianças participaram de um momento de descontração na caça ao coelho, em que a partir de dicas tinham que desvendar onde estavam escondidos alguns prêmios.
Para a família esse foi um momento de resgate e aprendizado.
“Essa é uma maneira deles interagirem com outras crianças. Essa é uma experiência muito interessante, pois nunca vi tantos autistas juntos. Aqui eles socializam da forma deles, pelo olhar deles. Essa é uma atividade muito legal”, conta Priscila Catarina Hoffmann, professora e mãe do Bernardo.
ONU declarou o dia 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade
No final de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em todo o mundo. Uma das maneiras de celebrar a data é iluminando cartões postais de azul, cor escolhida para simbolizar a data.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não se trata de uma doença, mas sim uma condição de saúde caracterizada por desafios em relação às habilidades sociais, fala, comunicação e comportamento.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO