Abastecimento de água começa a ser normalizado em Joinville
Os locais mais próximos dos reservatórios terão o abastecimento restabelecido ainda nesta terça-feira (30)
• Atualizado
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, informou na manhã desta terça-feira (30), que está o abastecimento de água está sendo normalizado na cidade. Conforme o prefeito, a água está segura para o consumo da população.
“Sim, a água está 100% segura. Voltamos aos índices normais, inclusive o bombeamento da água já iniciou e estamos enchendo os reservatórios da cidade. Por isso, em breve, você deve estar recebendo a água na sua casa”, explicou Adriano Silva.
Os locais mais próximos dos reservatórios terão o abastecimento restabelecido ainda nesta terça-feira (30). Os locais mais afastados ou em regiões mais altas, terão o abastecimento normalizado no decorrer de quarta-feira (31). Por isso, é importante manter o consumo consciente, utilizando água apenas para as rotinas essenciais, evitando lavar roupas, calçadas ou veículos.
De acordo com a prefeitura, inicialmente, a água que estava parada dentro da tubulação pode apresentar cor ou odor alterados, mas isso não a torna imprópria para o uso e não tem nenhuma relação com o produto derramado no Rio Cubatão.
ETA Cubatão é reativada pela prefeitura e Companhia Águas de Joinville nesta terça
Na manhã desta terça-feira (30), por volta das 6h10, a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville reativaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que passou a coletar novamente água do Rio Cubatão. Ainda não é possível definir quando o abastecimento será normalizado na cidade.
Durante toda a madrugada, técnicos da Companhia Águas de Joinville seguiram fazendo a análise das amostras de água coletadas a cada meia hora no local onde é feita a captação.
Às 5h, a concentração foi de 0,3 mg/L; às 5h30, foi de 0,29 mg/L; e às 6h foi de 0,33 mg/L. Considerando que o recomendado é abaixo de 0,5 mg/L e as três últimas amostras apresentaram este resultado, a ETA Cubatão foi religada.
Neste momento, está sendo feito o processo de tratamento da água, que leva entre 1h30 e 2h. Após a conclusão do tratamento, a água passará por um novo teste laboratorial para atestar sua qualidade. Somente após o resultado deste teste ela começará a ser distribuída para abastecer os reservatórios.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO