A história do SBT está viva na internet
Fãs dedicam parte do tempo reunindo anúncios, fotos, vídeos e muita informação sobre a emissora.
• Atualizado
Desde o começo do ano, quem circula pelo Twitter, muito provável, já deve visto alguma postagem do perfil “SBT Classic” (@SBTClassic), que reúne a história do SBT. O idealizador foi José Eustáquio Lopes de Faria Júnior, de 31 anos. “Há muito tempo eu vinha pensando em ter um espaço dedicado à história da emissora. Como a emissora ainda não mantém um site “Memória” próprio, creio que faltava algo nas redes que desse esse destaque à trajetória do canal, que é tão rica, nos mais variados segmentos”, diz José.
Todos os dias são publicadas cerca de oito pílulas, posts com mensagens curtas tendo informações sobre o que estão relembrando. Para dar conta demanda, que não é pouca, José convidou Pedro Arthur Nascimento, de 28 anos, que já o conhece desde os tempos de Orkut.
“É um trabalho intenso e também prazeroso de pesquisa. Garimpamos coisas que assistimos em algum momento, mas alguns materiais, especialmente os mais antigos, são fruto de pesquisa de reportagens e também de grandes contribuidores da memória da TV, que fazem um trabalho de resgaste muito bom no Youtube”, diz Pedro. O objetivo da dupla é divulgar a história do SBT que inclui todos que estão ou passaram pela emissora. “Costumo dizer que cada pedacinho importa. Cada pessoa importa. Cada detalhe faz a diferença. A história não pode se restringir a poucos protagonistas. Todos fazem a história”, diz José.
Boa recepção
Os seguidores aprovaram a ideia e dão retorno positivo, inclusive até sugerem. Artistas que são marcados nas postagens sentem-se prestigiados. “Temos recebido nos próprios posts muitas mensagens de gente lembrando com muito carinho e saudosismo os momentos que colocamos em cena”, pontua José. Eles buscam as postagens sejam mais ecléticas possíveis.
Além do Twitter
Com mais de 1.300 postagens do Twitter, o “SBT Classic” (@sbt.classic) também ganhou um perfil no Instagram em agosto desde ano.
“Evidentemente, mais seguidores conseguiremos mais abrangência”, conta Pedro. Ele reforça que prezam sobretudo pela qualidade das postagens. “A credibilidade é mais importante”, garante ele.
40 anos vem aí
Atentos a tudo que acontece com a emissora, a dupla lançou, no dia 19 de agosto, um especial chamado “Na Trilha dos 40” pra celebrar quatro décadas da emissora em 2021, reunindo depoimentos de pessoas seja qual área for.
“Ele surge a partir deste desejo, com base nos depoimentos de pessoas que estão ou que passaram pelo SBT, mantemos viva a história da emissora e fortalecemos a relação e a admiração do público por ela”, diz Pedro. Até agora, já foram nove depoimentos que incluem, por exemplo, nomes como o jornalista Roberto Cabrini, a atriz Elaine Cristina e Fernando Pelegio, diretor artístico do SBT. É um trabalho que requer muita dedicação para reunir tantos nomes para os mais variados depoimentos ricos de história. “Nada melhor que ouvir das próprias pessoas que lá estão ou estiveram um pouco dessa memória pessoal histórica a respeito da emissora”, diz José.
Um sonho da dupla
José e Pedro têm um sonho e torcem para que, um dia, consigam realizar. “Sonhamos, por exemplo, com o próprio SBT sendo nosso parceiro oficial, estimulando, apoiando e fornecendo conteúdo para o projeto”. José ainda reforça que seria um trabalho ainda mais exitoso.
Quem são eles?
José é natural de Minas Gerais. Formado em direito, gosta muito de ler, especialmente sobre história, política e, claro, televisão. Ele se considera um curioso nato, tanto que o primeiro livro foi “O Guia dos Curiosos”. Sempre atento e ligado em televisão, lançou, em 2010, o SBTpedia, um site sobre notícias, opiniões e história da emissora. Aliás, foi fisgado pelo SBT desde muito cedo, principalmente por causa dos desenhos. Ele cresceu assistindo a emissora.
“Era assistir desenho antes ou depois de ir à escola, chegar e ver o Passa ou Repassa e Programa Livre e se divertir muito com Gugu e Silvio Santos aos domingos. Era de lei esse ritual. Uma rotina muito gostosa”, relembra ele.
Pedro é natural da Bahia. É um apaixonado por televisão, cinema e tudo que gira em torno do audiovisual. Na infância, brincava de montar grades de programação em cadernos e catalogava coisas que passavam na TV. Apesar disso, acabou cursando Ciência da Computação, mas, o tempo passou e hoje quis o destino que entrasse nesse meio. Atualmente, ele faz uma nova graduação em Produção Audiovisual e dedica-se à projetos relacionados ao audiovisual dentro e fora do trabalho. E isso esssa paixão está ligada ao SBT. Tal como José, acompanha a emissora desde pequeno e com o tempo foi vendo que era um mundo fascinante.
“Quando surgiu o Orkut, conheci uma comunidade criada por fãs que compartilhavam do mesmo gosto e ali intensificou minha torcida”, lembra Pedro.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO