75 praias estão impróprias para banho em SC; veja quais
O relatório vem acompanhado de um alerta aos banhistas
• Atualizado
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) revelou que 75 praias monitoradas estão impróprias para banho. O dado, divulgado na quinta-feira (16), no entanto, é resultado de uma coleta realizada antes das fortes chuvas atingirem o Estado.
Por isso, vem acompanhado de um alerta aos banhistas: evitar entrar no mar por até 48 horas após fortes chuvas, especialmente perto de rios e tubulações, onde a poluição é potencializada.
Leia Mais
As recentes chuvas, que ultrapassaram 250 mm em algumas regiões do litoral catarinense, causaram alagamentos, desmoronamentos e detritos sendo levados ao mar.
“Além da análise da qualidade sanitária das águas, é essencial observar a segurança do local, respeitando sinalizações, placas, bandeiras e até avisos sonoros”, orienta Marlon Daniel da Silva, gerente do Laboratório e Medições Ambientais do IMA.
O contato com águas de enchentes também é desaconselhado, já que pode conter contaminantes perigosos e causar doenças, como a leptospirose.
O relatório semanal de balneabilidade previsto para sexta-feira (17) não foi emitido devido às condições climáticas, mas o IMA reforça a necessidade de cautela e cuidados com a saúde durante esse período.
Veja os pontos próprios e impróprios para banho em SC
Coletas de balneabilidade ficarão suspensas
Devido à enxurrada no litoral, o serviço de coleta de balneabilidade nos pontos monitorados ficará suspenso na próxima semana, entre os dias 20 e 24 de janeiro.
O trabalho é executado pelo Corpo de Bombeiros Militar, que possui uma parceria com o IMA, mas em virtude da necessidade emergencial do efetivo estar direcionado a prestar auxílio à população atingida pelas fortes chuvas, o roteiro de coletas não será realizado.
O serviço voltará à normalidade no dia 27 de janeiro, assim como, a emissão e a divulgação dos relatórios atualizados pelo Instituto.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO