Cotidiano Compartilhar
Atenção

19 praias de Florianópolis estão impróprias para banho; veja quais

Conforme as coletas realizadas, somente em Florianópolis, dos 88 pontos, 62 estão próprios para banho

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Ricardo Trida/Secom
Imagem Ilustrativa. Foto: Ricardo Trida/Secom

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente a semana de 9 a 13 de dezembro de 2024. Conforme as coletas realizadas, somente em Florianópolis, dos 88 pontos, 62 estão próprios para banho. No entanto, ainda segundo o relatório, 26 pontos de 19 praias de Florianópolis estão impróprios.

Entre os impróprios estão: Praia de Canasvieiras (ponto 81), Praia Brava (ponto 69), Praia do Campeche (ponto 73) e alguns pontos da Beira-Mar Norte. O programa de monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina.

Além das praias de Florianópolis, as de outras cidades de Santa Catarina também são analisadas como, por exemplo: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Bombinhas, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Joinville, Laguna, Navegantes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, entre outras.

Confira o documento na íntegra:

Leia também:

Após mais de uma década, Ponte Hercílio Luz recebe iluminação cênica

Fazia mais de uma década que a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Santa Catarina, não ganhava tantas cores, brilho e iluminação. No entanto, no último domingo (15), a “Velha Senhora”, como é conhecida a estrutura, em Florianópolis, voltou a ter sua plena iluminação cênica.

Por volta das 20h20, houve a contagem regressiva e a nova decoração pôde ser vista e aplaudida pelo público. O investimento do Governo do Estado no novo sistema de iluminação da ponte foi de quase R$ 10 milhões.

“É a nossa preocupação em oferecer pras pessoas que vêm para cá mais um olhar diferenciado, uma foto bonita pra lembrança. A ponte é um um cartão de visita do estado e da capital, pela beleza dela e pela recuperação que ela que ela teve. Temos que pensar que essa iluminação é deixa-la mais bonita ainda, refletindo suas cores. Na semana, de segunda a quinta, a ponte vai ficar com luz branca e na sexta, sábado e domingo, a gente pediu para que tenha todo o jogo de luzes para que realmente dê um encanto maior para as pessoas que vão visitar Floripa. Eu não tenho dúvida que vai acrescer no nosso Natal e na estação de verão”, disse o governador Jorginho Mello.

Ao dar o comando, o sistema acionou mais de sete mil projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos, com 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres, além de 5500 pontos LED RGB, de última geração.

A partir de agora, a iluminação cênica será acionada todas as noites. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE.

“Esse é o presente para a cidade que o Governo do Estado entrega hoje, há poucos dias do Natal e a cidade se sente de novo com a ponte totalmente iluminada e dessa vez com alta tecnologia. A ponte vai poder mudar de cor, quando for preciso quando for necessário, quando for interessante. Fora isso, ela volta a ter a sua cor tradicional com todos os pontos brancos na iluminação e vai devolver ao nosso cartão-postal essa beleza adicional. Sozinha, ela já é bonita, agora vai ficar maravilhosa”, comemorou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Para chegar ao resultado, foi preciso desenvolver um trabalho complexo, sobre o mar e a mais de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares). A empresa responsável pela obra é a catarinense Quantum Engenharia, da cidade de São José. O trabalho levou cerca de um ano para ficar pronto e enfrentou condições climáticas adversas ao longo da execução, que contou com especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo.

Detalhamento do Projeto

  • São mais de 7.000 projetores (mais de 1.300 na silhueta, de 5.600 nos pendurais e de 150 nas torres), além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento e controle desses equipamentos;
  • 124 projetores LED RGB distribuídos em quatro modelos diferentes, concentrados principalmente nas duas torres. Esses equipamentos realçarão as torres e estão parcialmente operacionais;
  • 5.500 pontos LED RGB distribuídos nos pendurais da ponte, localizados no vão central entre as duas torres, tanto na lateral norte quanto na lateral sul. Esses pontos irão destacar elementos estruturais da ponte e estão parcialmente operacionais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.