Uso de máscaras pode se tornar opcional em SC; veja a partir de quando
Liberação de utilização depende do avanço da imunização no Estado
• Atualizado
O uso de máscaras de proteção facial em locais abertos pode deixar de ser obrigatório e se tornar opcional a partir de outubro em Santa Catarina. Com o avanço da vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde irá discutir a liberação junto a Comissão Intergestores Bipartite. Em entrevista ao jornalista Fernando Machado, do SCC SBT, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que o Estado vislumbra que a utilização de máscara em locais abertos se tornará opcional a partir da segunda quinzena de outubro.
“Não é uma decisão, é uma possibilidade que nós comentamos. Se for um cenário favorável e com percentual interessante de vacinados, é bem possível que a gente possa sim discutir a não obrigatoriedade e deixar a critério das pessoas a utilização em ambientes abertos, arejados, ao ar livre”, afirmou o secretário. O Estado precisa também de uma sinalização do Ministério da Saúde quanto a continuidade da obrigatoriedade da utilização de máscaras.
Motta Ribeiro destacou ainda que o Estado toma atitudes e monitora diariamente o impacto das liberações. “Nós fizemos agora em setembro a liberação do futebol e estamos monitorando o impacto disto na sociedade. A partir de outubro nós teremos então liberação de uma quantidade de pessoas maior. Esses impactos e estudos vão mostrar como o cenário está evoluindo”, finalizou o secretário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO