Coronavírus Compartilhar
12 a 17 anos

SC libera “xepa” da vacina contra Covid para adolescentes com deficiências e comorbidades

Medida visa evitar o desperdício de frascos da vacina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Myke Sena | Ministério da Saúde/ Imagem ilustrativa
Foto: Myke Sena | Ministério da Saúde/ Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) liberou que os municípios realizem a “xepa” da vacina contra o novo coronavírus para a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas. A liberação foi anunciada em nota técnica, publicada no dia 20 de agosto.

De acordo com a Secretaria, a medida visa evitar o desperdício de frascos da vacina do laboratório Pfizer/Comirnaty, uma vez que, depois de aberto, as doses do frasco devem ser utilizadas em até 6 horas. Dessa forma, os postos de vacinação devem, excepcionalmente, no caso de não existir pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas, utilizar as doses remanescentes do frasco aberto para vacinação de adolescentes apenas para os grupos citados.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

O documento explica que em situações em que o número de doses recebidas pelo município for superior a necessidade, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) deve ser informada para remanejar as doses para os municípios que ainda possuem demanda de vacinação da população adulta. Dessa forma, os municípios que já cumpriram a etapa de vacinação da população de 18 a 24 anos, não devem iniciar a vacinação da população abaixo de 18 anos antes da pactuação em CIB da próxima fase da campanha de vacinação.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.