Coronavírus Compartilhar
Entrevista

População com mais de 40 anos deve ser vacinada até o fim de julho na Capital

Expectativa é que avanço da vacinação em pessoas com mais de 40 anos cause reflexos na ocupação de leitos de UTI em Florianópolis

• Atualizado

Camilla Martins

Por Camilla Martins

Fotos: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação
Fotos: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação

Os moradores de Florianópolis que têm mais de 40 anos devem receber a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 até o fim do mês de julho. A expectativa da Secretaria de Saúde do Município é que, com o avanço da vacinação nesse período, a situação da pandemia fique menos agravada na Capital.

Em entrevista ao SCC News desta terça-feira (29), Carlos Alberto Justo da Silva, titular da Secretaria de Saúde de Florianópolis, afirmou que o planejamento para que haja a vacinação desse grupo está diretamente ligado à ocupação de Unidades de Terapia Intensiva em Florianópolis.

“Lançamos e tínhamos a ideia de até o final do mês de julho conseguirmos vacinar todas as pessoas de 40 anos ou mais. Por que isso? 86% das pessoas que estão nos hospitais, de forma grave ou em UTI, estão nessa faixa etária. Então, se nós conseguirmos até o final de julho pelo menos ter a primeira dose nessa população, nós vamos ter o inverno um pouco mais garantido”, explicou.

De acordo com o secretário de saúde, cerca de 117% da população com mais de 60 anos foi vacinada em Florianópolis com ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus. Segundo Carlos Alberto Justo, os números passam de 100% pois a população cresceu nos últimos 10 anos, quando foi feito o último censo do IBGE.

Reflexo nos leitos de UTI

Florianópolis tem hoje 29 pacientes da Capital internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Segundo o secretário de saúde, nenhum desses pacientes recebeu o imunizante contra o novo coronavírus.

“Esse é o menor número do Estado e novamente o que a gente observa é que a faixa etária está mudando. Dos 29 pacientes que estão internados em UTI, nenhum deles foi vacinado. Nós estamos observando que quem está internado são pessoas na faixa de 40 a 50 e poucos anos, que é essa faixa que estamos atacando agora com a vacinação, mostrando que a vacina adianta sim”, afirmou Justo.

Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina em SC

Recorde: Capital aplica quase 9 mil doses da vacina contra a Covid-19 em um dia

Desde o início da pandemia da Covid-19, Florianópolis teve 86 mil casos confirmados de pessoas que contraíram o novo coronavírus. Segundo dados registrados no covidômetro, há 377 casos ativos da doença na Capital e a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 83,80%. A doença causou 988 mortes em Florianópolis e 231.863 moradores da cidade receberam ao menos uma dose da vacina contra o vírus.

Chegada de novas doses

Por meio das redes sociais, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, afirmou nesta terça-feira que Santa Catarina deve receber mais de 250 mil doses de vacinas contra o coronavírus. “Julho será o melhor mês de vacinação”, disse em uma publicação no Twitter.

Novas doses de vacina contra a Covid-19 em SC
Foto: Reprodução/Twitter/Gean Loureiro

Confira a entrevista completa no SCC News:

Vídeo: SCC News

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.