Perguntas e respostas sobre a dose de reforço para maiores de 18 anos
A aplicação será para quem tomou a segunda dose há mais de cinco meses de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil.
• Atualizado
O governo federal anunciou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid 19 para toda a população acima de 18 anos. Confira cinco perguntas e respostas para tirar dúvidas sobre a dose extra.
1 – Quem deve tomar?
A aplicação será para quem tomou a segunda dose há mais de cinco meses de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa no Brasil.
2 – Quem tomou a Janssen de dose única, terá que tomar o reforço?
As pessoas que tomaram a vacina de dose única da farmacêutica Johnson & Johnson,primeiro terão que tomar uma segunda dose do mesmo imunização. A aplicação deverá ser feita dois meses após a primeira dose. O reforço para essas pessoas também será feito cinco meses após o esquema vacinal completo, com vacina da Pfizer.
3 – A terceira dose ou dose de reforço será feita apenas com a vacina Pfizer?
O Ministério da Saúde disse que há preferência pela vacina da Pfizer, mas também podem ser usadas vacinas da Janssen ou da AstraZeneca. Deve-se privilegiar ainda, segundo a pasta, a imunização heteróloga, que é feita com um imunizante diferente do que foi aplicado nas primeiras doses.
4 – Quem recebeu as duas doses da Pfizer, vai tomar uma terceira dose do mesmo imunizante?
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que ainda não foi decidido qual imunizante será aplicado em pessoas que receberam a Pfizer como primeira e segunda doses. O anúncio será feito em breve e não prejudicará ninguém porque o prazo de cinco meses para a dose de reforço permite que se tenha informações mais concretas.
5 – Haverá uma campanha especial de vacinação para a dose de reforço?
O governo fará no sábado (20.nov) uma mega vacinação para que a população complete o esquema vacinal.Além disso, quem já está no momento de tomar a dose de reforço, não pode perder tempo. Isso porque a campanha também chama a atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença.
Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo, com 4,1 milhões de pessoas; e Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões, são os estados que mais possuem brasileiros nessa situação. Entre os brasileiros que ainda não concluíram o ciclo vacinal, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior número de pessoas que não voltaram ao posto de vacinação.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO