Marcelo Queiroga diz que conter cepa indiana será um desafio para o país
Queiroga afirmou que a pasta tem adotado medidas para conter a disseminação da variante, mas disse que nem o Reino Unido conseguiu impedir o seu alastramento
• Atualizado
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (26) que evitar a transmissão comunitária da cepa indiana será um desafio para o país. Em audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, Queiroga afirmou que a pasta tem adotado medidas pontuais para conter a disseminação da variante, porém disse que nem o Reino Unido conseguiu impedir o seu alastramento.
“O Ministério da Saúde está se preocupando com essa cepa P.1.617? Está aí provado! É uma ação tempestiva. Agora, se essa ação é suficiente para conter uma transmissão comunitária… Eu gostaria de dizer a vossas excelências que seria uma ação eficiente. Mas, olha, o Reino Unido, que tem um sistema de saúde mais amadurecido que o nosso, não conseguiu conter”, explicou.
Covid-19: instituto confirma caso da variante indiana em São Paulo
Santa Catarina acende alerta para variante indiana da Covid
Queiroga afirmou que tem conversado com gestores municipais para a elaboração de estratégias para conter a disseminação da variante. Também mencionou o envio de 300 mil doses extras de vacinas a São Luís (MA), onde há seis casos confirmados da variante. Além disso, citou a restrição da entrada de viajantes da Índia, Reino Unido e África do Sul.
Diagnóstico
O titular da pasta disse que o Ministério da Saúde pretende ampliar a testagem da população, para que ela alcance 10 e 20 milhões de pessoas todos os meses.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO