Coronavírus Compartilhar
Alerta

HU-UFSC tem superlotação nas emergências

Comparando o número de casos com sintomas respiratórios ao longo do mês de dezembro de 2021 até o dia 03/01/2022 houve um aumento de 380%

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação, Ebserh
Foto: Divulgação, Ebserh

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (05), em razão da superlotação das suas emergências, com aumento significativo dos casos atendidos entre dezembro e janeiro.

Foto: HU-UFSC/Ebserh | Divulgação.

As emergências estão no limite da capacidade técnica, com protocolo de acolhimento com classificação de risco que permite a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário. O pedido é para que a população só procure o serviço em casos de extrema urgência e emergência.

Confira abaixo o comunicado, na íntegra

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), manifesta a preocupação e solicita a colaboração da população, em razão da superlotação das suas emergências. Comparando o número de casos com sintomas respiratórios ao longo do mês de dezembro de 2021 até o dia 03/01/2022 houve aumento significativo dos casos atendidos no HU-UFSC/Ebserh, chegando a 380%.

A situação coloca a emergências no limite de sua capacidade técnica (número de profissionais de enfermagem e médicos, além da quantidade de leitos). A circunstância – limite de leitos e profissionais – coloca em risco futuros atendimentos de emergência que possam surgir.

Diante desta situação, a instituição solicita a compreensão da comunidade assistida pelo HU-UFSC/Ebserh. A emergência atua com protocolo de acolhimento com classificação de risco (conforme imagem) que permite a identificação dos pacientes que necessitam de atendimento prioritário – de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde. Neste sentido pedimos que procure o serviço somente em casos de extrema urgência e emergência.

Esclarecemos que o protocolo de acolhimento com classificação de risco prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho, laranja e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) o mais próximo de sua residência.

É importante salientar que o HU-UFSC realiza exames para Covid-19 e Influenza somente em pacientes graves que necessitam de internação.

Agora, mais do que nunca, contamos com o apoio da população neste esforço de enfrentamento da Covid-19. Faça a sua parte, mantenha atenção às normas de proteção e às recomendações das autoridades sanitárias: use máscara, mantenha o distanciamento social, higienize as mãos. Preservar a sua saúde é preservar a saúde de todos!

>>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.