Coronavírus Compartilhar
Investigação

Homem usa braço falso de silicone para tentar obter passaporte da vacina

Caso foi registrado na Itália; presidente da comuna de Biella classificou como "grave"

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Profissional que faria a aplicação da vacina estranhou a cor e textura do braço falso | Foto: Mat Napo | Unsplash
Profissional que faria a aplicação da vacina estranhou a cor e textura do braço falso | Foto: Mat Napo | Unsplash

Um homem, de 50 anos, usou um braço de silicone para tentar enganar profissionais da saúde e obter o chamado “passaporte verde” sem realmente ter tomado vacina contra a covid-19, na noite desta quinta-feira (2), em um dos postos de vacinação da comuna de Biella, em Piemonte, na Itália. O passaporte, que passará a ser requisitado em praticamente todos os locais públicos no território italiano, é concedido para quem recebeu alguma das vacinas da covid.

Dessa forma, a intenção do homem era que o imunizante fosse aplicado no braço falso, para parecer que havia tomado a substância. A pessoa que faria a aplicação, porém, estranhou a cor e textura do objeto e pediu para o indivíduo mostra o braço inteiro, revelando, assim, a fraude. Segundo as autoridades de Piemonte, após ter o plano frustrado, o homem ainda tentou persuadir o profissional de saúde a fechar os olhos, mas logo foi denunciado aos carabineiros e à Unidade Local de Saúde (ASL). O caso será reportado ao Ministério Público também.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Para o presidente da região de Piemonte, Alberto Cirio, “a situação é muito grave porque isso ofende a seriedade do sistema de saúde piemontês e que está entre os primeiros da Itália por capacidade de vacinação e doses de reforço”. A declaração foi dada em vídeo publicado no Instagram nesta sexta-feira (3). Na publicação, Cirio diz ainda que “o caso beira o ridículo, só que se trata de um gesto de enorme gravidade, inaceitável face ao sacrifício que a pandemia está a fazer pagar toda a nossa comunidade, em termos de vidas humanas e custos sociais e económicos”.

“A presteza e habilidade da operadora arruinaram os planos deste sujeito que agora responderá por justiça. O nosso agradecimento, por outro lado, vai a todos os trabalhadores da saúde que estiveram continuamente envolvidos na nossa campanha de vacinação durante meses, sem nunca baixar a sua atenção e profissionalismo, a começar justamente por aqueles que agiram prontamente ontem à noite em Biella”, completa.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×