Gripe e Covid-19 deixam UPAs e hospitais lotados na Grande Florianópolis
Na UPA Sul, pessoas chegaram a esperar mais de 4h
• Atualizado
A Capital está cheia devido à temporada, contudo o aumento nas Unidades de Pronto Atendimento também encontram-se assim.
Segundo informações apuradas pela equipe do SCC News, a espera para atendimento está desde a meia-noite de domingo (02), até o meio-dia de segunda-feira (03). Cerca de 900 pessoas aguardavam atendimento na UPA Norte. A espera na UPA Sul, localizada em Campeche, chegou a passar de 4h. Os atendimentos são, a maioria, de pacientes com quadros respiratórios, ou seja, sintomas de gripe.
A Prefeitura de Florianópolis, em nota, disse que o aumento da demanda em relação a sintomas de gripe vem acontecendo desde dezembro, e que não acontece apenas na Capital, mas no mundo, devido à variante ômicron, na qual é transmitida de forma mais rápida, porém seria menos letal. E que continua se esforçando para atender a todos que procuram por atendimento.
Além disso, conforme boletins divulgados pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), Santa Catarina registrou 10.019 novos casos da Covid-19. Segundo com o monitoramento do governo estadual, Santa Catarina registrava 1.209.453 casos no dia 1 de dezembro. Já no último dia do mês, o número passou para 1.219.027, resultando na média diária de 323 positivados.
Santa Catarina no inicio de dezembro atingiu 20 mil mortes causadas pela Covid-19. Ainda de acordo com o último boletim do ano, houve um aumento de 186 óbitos, ou seja, média de seis por dia. Mesmo assim, a taxa de letalidade se manteve em 1,62%.
Levando em consideração o boletim divulgado no último domingo (2), Santa Catarina já registrou 1.244.089 casos confirmados, 20.189 mortes e 1.219.322 pacientes recuperados da Covid-19 desde o início da pandemia.
Todavia, a última atualização mostra que houve um aumento de 70 novos casos ativos, chegando ao total de 4.578. De acordo com a SES, é considerado recuperado aqueles que receberam alta hospitalar e tenham decorridos 14 dias do início dos sintomas e sem morte.
Vale ressaltar também, que SC tem 70% da população com a imunização completa.
Confira a nota do Pronto Atendimento do Hospital Unimed na íntegra.
“O Pronto Atendimento do Hospital Unimed, na Grande Florianópolis, afirma também que houve aumento da demanda por atendimentos de pacientes com quadros respiratórios, entre o Natal e o Ano Novo. Nesta primeira segunda-feira do ano (03), o movimento está sendo ainda mais elevado.
Existe alta probabilidade de aumento de casos de Covid-19 e Influenza, especialmente após as festividades do final do ano, e as equipes do Hospital Unimed seguem em alerta para um possível aumento de casos que exijam hospitalização de pacientes, embora a maioria dos casos atendidos não esteja necessitando de internação.
As recomendações, que servem para a Covid-19 e para a gripe por Inlfuenza, é de que sejam seguidas as medidas de prevenção com uso de máscaras, higienização das mãos, e que todas as pessoas tomem as vacinas disponíveis, de acordo com a indicação para sua faixa etária e condição clínica”.
Dr. Gabriel Gustavo Longo
Diretor Técnico do Hospital Unimed
>>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO