Coronavírus Compartilhar
TCU

“Eu errei”, afirma Bolsonaro sobre possível relatório de mortes causadas por Covid

Mesmo após admitir ter mentido sobre os dados do TCU, Bolsonaro insistiu na tese de haver indício "enorme de supernotificação".

• Atualizado

Estadão Conteúdo

Por Estadão Conteúdo

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro admitiu que dados atribuídos por ele na segunda-feira (7) ao Tribunal de Contas de União (TCU), de que cerca de metade das mortes por covid-19 não seriam causadas pela doença, não são de autoria da corte. Após as declarações do presidente, o TCU desmentiu a informação. “Eu errei, quando falei tabela. O certo é acórdão”, afirmou. “A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU”, declarou o presidente.

Após a fala e antes da correção feita pelo órgão, apoiadores do presidente, como o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Bia Kicis (PSL-DF), reproduziram a informação falsa por meio de redes sociais.

Mas em conversa na manhã desta terça-feira (8) com apoiadores, mesmo após admitir ter mentido sobre os dados do TCU, Bolsonaro insistiu na tese de haver indício “enorme de supernotificação” sobre mortes de covid-19 no País. Isso ocorreria, segundo ele, por uma manobra de Estados para receberem mais recursos do governo federal.

“Se olharem a tabela oficial de mortes de 2015 para cá, sobe o número a cada ano. Se tirar o número de mortes por covid no ano passado, não teríamos alta em 2020 sobre 2019. O TCU apontou que (supernotificação) podia acontecer para governadores obterem recursos. Vamos apurar quais Estados fizeram a supernotificação em busca de mais dinheiro”, afirmou.

“Isso foi usado para justificar o lockdown, a política do fecha tudo. Nós vamos para cima agora para ver quem fez isso para ver quais estados fizeram isso para conseguir mais dinheiro”, completou o presidente.

OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, comentou nesta terça-feira, em publicação no Twitter, a fala de Bolsonaro na segunda, sobre o relatório do TCU sobre as mortes por covid. “O número de mortes por covid no ano passado poderia, sim, ter sido menor: se Bolsonaro tivesse aderido ao isolamento social, comprado vacinas e pedido à população para usar máscaras. Inventar um relatório do TCU para lastrear fake news não é somente lunático, é desrespeitoso”, escreveu.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.