Carlos Moisés recebe segunda dose da vacina contra Covid-19
Governador destacou a importância da população concluir o esquema vacinal
• Atualizado
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (sem partido) recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (8).
“Se chegou a sua vez, não deixe de comparecer também. O passaporte para a normalidade depende de cada um de nós”, destacou o governador nas redes sociais após receber o imunizante.
Primeira dose
Moisés recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde da Passagem da Barra, em Laguna, no Sul do Estado, no dia 24 de junho. Na ocasião, o governador também ressaltou a importância de que toda a população tome as duas doses da vacina para completar o ciclo de imunização contra o novo coronavírus.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
“Não escolhi a vacina, escolhi ser vacinado. Daqui a 12 semanas estarei de volta ao posto de saúde para tomar a segunda dose. É muito importante que todos façam o mesmo, quando chegar a sua vez. Saio daqui ainda mais motivado para que este momento chegue o quanto antes para todos os catarinenses”, disse Moisés.
Importância da segunda dose
O estado segue a distribuição de doses aos municípios catarinenses para a aplicação da segunda dose dentro do intervalo recomendado para cada fabricante: Coronavac (28 dias), Pfizer (12 semanas) e AstraZeneca (10 a 12 semanas). Tomar as duas doses da vacina, concluindo o esquema vacinal, é fundamental para que as pessoas fiquem protegidas. Somente com a vacinação concluída é possível reduzir os casos graves, além de hospitalizações e óbitos pela Covid-19.
Dose de reforço e vacinação dos adolescentes
Para a vacinação dos adolescentes com idade entre 12 e 17 e a aplicação da dose de reforço nos idosos acima de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão, o estado de Santa Catarina aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. A previsão, segundo o MS, é que as doses comecem a ser enviadas ao estado a partir do dia 15 de setembro.
Os adolescentes só podem ser vacinados contra a Covid-19 com doses da vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para menores de 18 anos. Já a aplicação em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão deve ser realizada, preferencialmente, com doses da Pfizer. No entanto, conforme orientação do Ministério da Saúde, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO