VÍDEO: Bolsonaro diz que não irá vacinar filha de 11 anos contra a Covid-19
Bolsonaro reforçou ainda a preocupação com a economia brasileira: "a economia também mata"
• Atualizado
** Com informações do repórter Valdir Bezerra, SCC SBT.
Em meio ao cenário preocupante do surgimento de uma nova variante do novo coronavírus, a ômicron, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em entrevista ao SCC SBT, que não irá vacinar a filha de 11 anos, mesmo com a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que permite a imunização de crianças de 5 a 11 anos.
“Eu espero que não haja interferência do Judiciário. Espero, porque a minha filha não vai se vacinar, estou deixando bem claro. Ela tem 11 anos”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente afirmou ainda que, por ter dúvidas, está em alinhamento com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que após ter aberto consulta pública, deverá se manifestar no dia 5 de janeiro.
“A questão da vacina para crianças é uma coisa muito incipiente, o mundo ainda tem dúvidas. Não vem morrendo crianças que justifique uma vacina emergencial. (…) Então a decisão passa, obviamente, pelo Ministério da Saúde, e após ter aberto consulta pública, o Queiroga vai se manifestar no dia 5 de janeiro”, disse o presidente.
Contrariando a declaração do presidente, uma nota técnica assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), garante que a vacina contra Covid-19 desenvolvida para crianças é segura.
“Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, disse a secretária. O documento foi enviado à Corte no último 19 de dezembro.
Bolsonaro reforçou ainda a preocupação com a economia brasileira, garantindo que deixou sempre claro para “tocar o barco”.
“A economia também mata, não é só o vírus. Não fechei nada! Sempre deixei claro para cuidar dos idosos e das pessoas com comorbidade, mas os governadores entenderam errado”, disse.
VÍDEO: Bolsonaro chega a Santa Catarina para dias de descanso
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a primeira-dama, Michele Bolsonaro, desembarcaram em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta segunda-feira (27). Bolsonaro saiu de Brasília por volta das 11h30min.
Trata-se de uma viagem particular, ainda sem compromissos oficiais previstos. Por isso, a presidência da República não divulga a agenda do presidente, só confirma os horários dos voos. O presidente deve ficar hospedado no Forte Marechal Luz, na Praia do Forte, mesmo local onde ficou nas últimas visitas.
Antes de viajar, o presidente gravou um vídeo com uma mensagem de final de ano, mas a assessoria do Palácio do Planalto não informou quando será veiculado. A previsão é que Bolsonaro retorne a Brasília na próxima segunda-feira (3).
Vice-presidente
O vice-presidente Hamilton Mourão também passará o réveillon fora de Brasília. De acordo com a sua assessoria, ele embarca nesta segunda-feira (27) para a Bahia, onde ficará hospedado na Base Naval de Aratu, próxima a Salvador, até o próximo dia 3 de janeiro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Veja a reportagem do SCC NEWS:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO