Anvisa vai exigir passaporte da vacina no Brasil
Agência avisou aeroportos para necessidade de apresentação do comprovante de vacina para entrar no país
• Atualizado
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que torna obrigatória a apresentação de um comprovante de vacinação para entrada no Brasil passou a ser implementada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (13).
A agência informou ter feito o pedido para cobrar o comprovante de vacinação de viajantes que chegam ao Brasil. O pedido foi feito aos aeroportos e postos de fronteira, e deve ser seguido de forma imediata, sem qualquer prazo para adequação.
Em nota, a Anvisa afirmou ainda aguardar a publicação da portaria interministerial, que deve apresentar mais detalhes para as regras de entrada de viajantes no Brasil. A cobrança do comprovante de vacina, no entanto, já passa a valer.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Passaporte da Vacina
A decisão para exigência de um comprovante de vacinação para viajantes que chegam ao Brasil foi dada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Em liminar, o ministro justificou a medida como forma para “impedir que as pessoas morram”.
“A decisão minimizou a alternativa entre o comprovante de vacinação e a quarentena pela constatação, que me parece evidente, de que se milhares de pessoas optassem pela quarentena no lugar da vacina, simplesmente não haveria condições de se monitorar e o risco seria grande”, disse em decisão.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO