Anvisa aprova primeiro autoteste de covid-19 no Brasil
Produto utiliza amostra de swab nasal não profunda e revela o resultado após 15 minutos de feito. Anvisa aprovou o autoteste.
• Atualizado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17) o registro do primeiro autoteste de covid-19 no Brasil. O produto é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
O teste utiliza amostra de swab nasal não profunda e revela o resultado após 15 minutos. De acordo com a Anvisa, o produto atendeu aos critérios técnicos e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, afirmou a agência.
O registro já foi publicado no Diário Oficial da União, portanto a disponibilização dele no mercado depende apenas da empresa responsável.
Quando usar o autoteste
De acordo com a Anvisa, o autoteste pode ser utilizado entre o 1º e o 7º dia do início dos sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Caso esteja assintomático, mas ter entrado em contato com alguém que testou positivo, a orientação é aguardar cinco dias para realizar o autoteste. O autoteste não define um diagnóstico, que deve ser realizado por profissional de saúde. Por ter caráter apenas orientativo, não se trata de um atestado médico.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO