Anvisa analisa pedido da Pfizer para incluir adolescentes de 12 anos na bula
Atualmente a recomendação da vacina autoriza a imunização a partir dos 16 anos
• Atualizado
O laboratório Pfizer pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorização para incluir a imunização de adolescentes a partir de 12 anos na bula de sua vacina contra Covid-19.
O pedido foi feito no dia 13 de maio e a agência tem 30 dias para respondê-lo, depois de analisar estudos apresentados pelo laboratório.
A vacina da Pfizer já foi liberada para aplicação em adolescentes a partir dos 12 anos em outros países, como os Estados Unidos, Canadá e recentemente nos países da União Europeia. A aprovação foi feita pela Agência Europeia de Medicamentos na última sexta-feira (28).
Atualmente, a vacina Comirnaty da Pfizer tem autorização para vacinar pessoas com 16 anos de idade ou mais no Brasil.
Vacina da Pfizer poderá ser distribuída para todo Brasil
A vacina da Pfizer/BioNTech poderá ficar mais tempo dentro das salas de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (28), novas condições de conservação e armazenamento das doses no Brasil. A partir de agora, o imunizante poderá ficar até 31 dias refrigerado entre +2ºC e +8°C – essa é a faixa de temperatura mais comum na rede pública de saúde dos municípios.
Anteriormente, a orientação era de que as vacinas da Pfizer fossem aplicadas em até cinco dias quando chegassem nas salas de vacinação.
A decisão atendeu a um pedido da farmacêutica, que apresentou à agência reguladora estudos que apontam que as doses podem ficar armazenadas em uma temperatura mais alta por um período maior. Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório, que servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO