Anvisa adia liberação de autotestes para Covid-19 e pede novas informações à Saúde
Nova votação sobre a liberação no Brasil deve acontecer em um prazo de 15 dias. A Diretoria Colegiada da Anvisa pediu mais informações
• Atualizado
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu mais informações ao Ministério da Saúde para decidir sobre a liberação dos autotestes para covid-19 no Brasil. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (19), por 4 votos a 1.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Os diretores afirmam que a Procuradoria Federal junto à Anvisa entendeu que a nota técnica enviada pela Saúde na última quarta-feira (14) “não cumpre todos os requisitos inerentes a uma política pública”. Por isso, o pedido de novos esclarecimentos foi realizado na última 3ª feira (18.jan).
Uma nova notação deve acontecer no prazo de 15 dias. O comunicado da agência ainda afirma que ela reconhece a importância dos autotestes para ampliação do acesso à testagem, mas que tais itens faltantes ainda precisam ser analisados.
A ideia do autoteste é que as pessoas possam fazê-lo em suas casas, sem precisar de um profissional da área da saúde ou unidade de atendimento. Em outros países, como nos Estados Unidos, ele é amplamente utilizado. No entanto, a Anvisa afirma que ele não é conclusivo para o diagnóstico.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO