Vanessa Cruz

Especialista em Urgência e Emergência e Saúde da Família, Enfermeira e Coord do DEP do Hospital Tereza Ramos em Lages, e Professora na Uniplac.


Vanessa Cruz Compartilhar
Vanessa Cruz

Conheça a doença de Lyme: a patologia que afetou o cantor Justin Bieber

Esta doença é rara no Brasil

• Atualizado

Por

Justin Bieber foi diagnosticado com a Síndrome de Ramsay Hunt, que provoca paralisia em metade da face | Reprodução/Instagram
Justin Bieber foi diagnosticado com a Síndrome de Ramsay Hunt, que provoca paralisia em metade da face | Reprodução/Instagram

O cantor nas últimas semanas publicou nas redes sociais, em seu perfil do Instagram, uma foto com a metade da face paralisada. Ele revelou ter sido diagnosticado com a Síndrome de Ramsay Hunt, uma infecção viral que atinge o rosto e o sistema auditivo.

Esta doença é rara no Brasil, e mais frequente nos Estados Unidos e na Europa. A doença foi descoberta na década de 70, na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos.

A Síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zóster (VZV), o mesmo vírus responsável por causar a catapora, também chamada de varicela, e a herpes-zóster, infecção mais conhecida como cobreiro.

Quais são os sintomas da doença de Lyme

Costuma ter início com uma lesão na pele e, depois, pode causar sintomas semelhantes a uma virose, como: dores de cabeça e febre. Posteriormente, o paciente pode ter manifestações na pele, nas articulações, no sistema nervoso ou no coração.

Alguns dos sintomas incluem paralisia da musculatura da face que causa assimetria do rosto, dor de ouvido intensa, olhos secos, dificuldade para falar, manchas ou bolhas na região do ouvido e zumbidos. A doença pode ser tornar grave, especialmente quando acomete o sistema nervoso central. Pois pode causar desde uma meningite até um quadro de fraqueza muscular, que afeta especialmente braços e/ou pernas.

‘’Qualquer pessoa que tenha contraído o vírus, por exemplo, caso de pessoas que tiveram catapora, corre o risco de desenvolver a síndrome. O vírus pode permanecer inativo no corpo, mais especificamente dentro dos nervos, por anos e ser reativado com a queda de imunidade, como: tratamentos de quimioterapia ou períodos de estresse intenso. Pessoas imunossuprimidas, com diabetes, crianças e idosos têm risco aumentado de apresentar ativação do vírus”, explica a biomédica e pesquisadora Mellanie Fontes-Dutra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tratamento da doença de Lyme

A condição é tratada com remédios antivirais e corticoides, podendo ser utilizados também medicamentos para aliviar a dor. O tempo de recuperação é imprevisível, podendo ir de dias até semanas ou meses. Porém, mesmo com o uso desses medicamentos, algumas pessoas podem desenvolver uma dor crônica nas articulações. Em alguns casos, é necessária intervenção cirúrgica para aliviar a compressão do nervo facial.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.