Turismo Cervejeiro: Projeto cria rota para visitação de cervejarias na Grande Florianópolis
Projeto do IFSC pretende traçar rota cervejeira e criar produtos turísticos, aliando cervejas artesanais, gastronomia, cultura e história.
• Atualizado
Um projeto do IFSC – Câmpus Florianópolis-Continente para o desenvolvimento do turismo cervejeiro na Grande Florianópolis foi um dos 11 aprovados na Chamada Pública 23/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), voltado ao financiamento de programas de ciência, tecnologia e inovação dos grupos de pesquisa do IFSC.
A proposta, coordenada pelo professor Tiago Savi Mondo, tem em seu time uma equipe multidisciplinar, congregando professores da área de Serviços/Enoturismo (Profa. Flavia Losso e Prof. Wilton Cordeiro), Gastronomia (Prof. Gustavo Maresch) e Comunicação (Prof. André Perinotto – UFDPar) e pretende traçar um panorama da produção de cervejas artesanais na região e das possibilidades de utilização das fábricas para o turismo, desenvolvendo assim uma rota cervejeira de visitação para moradores e turistas.
Segundo Tiago, há 14 cervejarias artesanais pertencentes à União Cervejeira da Grande Florianópolis.
“O turismo cervejeiro é um segmento de relevância em diversos destinos no mundo e Santa Catarina desponta, juntamente com São Paulo e Minas Gerais, como um destino com potencial de desenvolvimento dessa atividade diante da presença cada vez maior de cervejarias artesanais.”
Ele explica que será utilizada a ferramenta Tourqual – um modelo de avaliação da qualidade de serviços em atrativos turísticos e cujos indicadores serão adaptados e validados para o desenvolvimento do serviço de visitação nas cervejarias. Está prevista ainda a realização de uma pesquisa com 400 turistas para validação estatística do conjunto de indicadores criados.
“Estamos propondo ainda o desenvolvimento de storytelling (uma forma de contar histórias de forma envolvente, utilizando recursos audiovisuais) e ofertas gastronômicas para inclusão nos serviços de visitação de forma personalizada para cada cervejaria.”
A Gastronomia será um dos pontos chave do projeto
Cada cervejaria participante terá um prato exclusivo desenvolvido de forma a harmonizar com um rótulo escolhido.
Assim, o projeto visa criar novos produtos turísticos para a Grande Florianópolis, oferecendo experiências memoráveis e juntando o que a região tem de melhor: cervejas artesanais, gastronomia, cultura e história. Para desenvolver o projeto, o edital da Fapesc prevê R$ 20 mil mais o pagamento de um bolsista, que será o estudante do curso de Gestão de Turismo, Mateus Peixoto.
Fonte: Giovana Perine – Jornalista IFSC e Prof. Dr. Tiago Savi Mondo
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO