Tatiana Tendo Tempo Compartilhar
Dia dos Avós

Neste Dia dos Avós, confira dicas de organização para idosos

Ficar mais velho é algo natural, e esperamos chegar lá em um dado momento; além disso, temos clientes, pais, avós, tios ou pessoas queridas que já estão lá.

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ficar mais velho é algo natural, e esperamos chegar lá em um dado momento; além disso, temos clientes, pais, avós, tios ou pessoas queridas que já estão lá.

E, nessa fase da vida, tem-se que lidar com maiores limitações físicas e muitas vezes, limitações mentais.

Por isso, a necessidade de abordarmos a organização focada na terceira idade, que é uma ferramenta que definitivamente pode ser muito útil e benéfica, pois pode garantir qualidade de vida e ser uma grande aliada às questões de segurança do IDOSO.

Antes de tudo, lidar com as coisas alheias requer respeito e compreensão, e quando se trata de pessoas mais velhas, isso deve ser muito bem lembrado.

Pensar na disposição dos móveis da casa do idoso também faz parte da organização para a terceira idade, já que, muitas vezes estão atrapalhando a circulação e podem causar acidentes uma hora ou outra.

Naturalmente, pensar em uma casa de um andar, ou com poucas escadas, com piso anti-derrapante nas áreas molhadas, corrimãos de apoio, é uma boa, mas já são ações que dependem de uma adaptação estrutural, e isso, não faz parte do trabalho de um Organizer.

Ainda, uma regra que vale para qualquer casa e neste caso ela se torna IMPRESCINDÍVEL: todo item precisa ter seu lugar definido, especialmente aqueles de uso frequente.

Portanto, as chaves, óculos, controles, remédios, alimentos devem ter um lugar específicos para ficarem. Facilita a vida não só do idoso, como de quem mora na casa ou eventualmente precisa dar um apoio.

E, como cada coisa precisa ter seu lugar, não se esqueça de que esse lugar precisa ser de fácil acesso: nem muito alto, nem muito baixo, visível e funcional.

Fazer uma verificação periódica nos prazos de validade de alimentos e remédios também faz parte da Organização para os Idosos para evitar desperdícios e problemas de saúde.

E para finalizar, ter a rotina de atividades da semana registrada e visível através de um calendário, assim como uma lista detalhada dos remédios que precisam ser tomados, é de enorme valia e importância nesse tipo de Organização.

Estas pequenas adaptações, são ações que trazem para os idosos e familiares, mais tranquilidade e segurança, além de proporcionar mais independência aos mais velhos.

SERVIÇOS QUE PODEM SER EXECUTADOS POR PERSONAL ORGANIZERS PARA OS IDOSOS:

São inúmeros os serviços que podem ser executados pelo Personal Organizer na Organização da Residência dos IDOSOS:

· ORGANIZAÇÃO DA ROTINA do Idoso;

· Adequar a casa do Idoso para que ela fique mais PRÁTICA E SEGURA;

· ORGANIZAÇÃO DA CASA do Idoso;

· ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS na geladeira, armários e despensa;

· ORGANIZAÇÃO DOS MEDICAMENTOS para idosos;

· CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS para a limpeza da casa do Idoso;

· MONTAGEM DE CARDÁPIO E LISTA DE COMPRAS;

· TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS: lavadoria, passadoria, economia doméstica, limpeza eficiente e rotina de limpeza da casa;

· ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA diário, semanal, quinzenal, mensal e semestral da limpeza e organização;

· ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA DA MANUTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO;

Com o serviço realizado, o idoso poderá entrar na nova rotina, criada pelo Personal Organizer de forma personalizada e adaptada ao lifestyle de cada um.

APRENDA COMO ORGANIZAR A ROTINA DO IDOSO E QUAL A IMPORTÂNCIA

O número de pessoas que atinge a TERCEIRA IDADE tem aumentado nos últimos anos. Junto com esse aumento, surge também a necessidade de buscar por soluções que melhorem a qualidade de vida dos IDOSOS, proporcionando mais saúde, melhoria de suas funções cognitivas, atividades recreativas e assim por diante.

Para incluir todas essas melhorias na vida de uma pessoa da TERCEIRA IDADE é preciso entender quais atividades são essenciais e aprender a organizá-las em uma rotina diária.

A chegada da TERCEIRA IDADE traz uma série de mudanças na vida de qualquer pessoa, tanto nos hábitos de saúde, como na alimentação, na higiene e na vida social e financeira.

Todas essas mudanças criam a necessidade de novas rotinas para que o idoso se adapte bem e tenha uma vida com mais qualidade, mas não estamos falando apenas de estabelecer uma série de horários e atividades sem propósito.

Para que se tenha um envelhecimento saudável de verdade, é preciso estabelecer práticas que levem em consideração a necessidade de cada pessoa: sua história de vida, suas preferências pessoais e tudo o que possa colaborar com o seu bem-estar.

Quem segue uma rotina também se adapta melhor às mudanças mais severas da idade, que podem ser mais difíceis de encarar, como a recorrência de problemas de saúde, perda de memória, limitações físicas e outros problemas comuns.

Estabelecer uma rotina ajuda não só quem já passou dos 65, mas, também, os responsáveis por auxiliar essa pessoa. Com a correria do dia a dia é muito fácil esquecer de coisas importantes, como tomar um remédio ou comparecer a uma consulta médica.

POR ESSE MOTIVO, SABER SE ORGANIZAR E TER UMA SÉRIE DE PASSOS ANOTADOS É MUITO ÚTIL A QUEM SE DISPÕE A CUIDAR DE UMA PESSOA IDOSA.

COMO ORGANIZAR A CASA DE UM IDOSO

Para organizar a casa de um IDOSO, precisamos ter alguns cuidados a mais do que em uma organização habitual.

Além de analisar e colocar em prática tudo o que foi escrito sobre a ROTINA e SEGURANÇA, devemos tomar algumas providências específicas para a organização da parte interna dos armários de todos os cômodos.

E, para que essa organização seja eficaz, é imprescindível que sejam respeitadas algumas características físicas e do lifestyle do idoso:

· ESTATURA: isso influenciará onde serão colocados os objetos que ele usa com mais frequência.

A altura ideal para o idoso, é aquela que ele pode visualizar o objeto e pegá-lo sem levantar os braços (muitos idosos tem problemas nas articulações e o simples ato de erguer os braços causa sofrimento) e sem utilizar bancos ou escadas.

Partes superiores devem ser evitadas já que o idoso pode tentar pegar algo e ter algum tipo de acidente. Caso realmente seja necessário utilizar os maleiros ou móveis aéreos, coloque objetos leves, que raramente ou nunca são utilizados, e que o idoso possa aguardar outra pessoa para acessá-los.

Nas partes inferiores, organize apenas objetos mais pesados e que são usados esporadicamente.

· ESTRUTURA FÍSICA: também deve ser avaliada já que ela tem reflexos na agilidade do idoso. Se ele é “leve” provavelmente será mais ágil.

· COMORMIDADES: doenças crônicas e degenerativas (asma, apneia, osteoporose, artrite, artrose, Parkinson, Alzheimer) também devem ser levadas em consideração para a organização da casa.

· MOBILIDADE: o acesso aos armários, sempre que possível, deve estar livre pois nessa idade, muitos tem dificuldade de locomoção e alguns fazem (ou farão) uso de andadores, bengalas ou cadeiras de rodas.

Gostaram?

Na próxima coluna eu darei DICAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO PARA OS IDOSOS, aguardem.

Beijos da TATI TENDOTEMPO

#somosespelhos


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×