Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
Porto

Impasse sobre a possível federalização do Porto de Itajaí será debatido em Brasília

Atualmente, a autoridade portuária é municipal e o debate sobre a mudança tem movimentado os setores políticos e econômicos de Santa Catarina

• Atualizado

Por

Foto: divulgação Porto de Itajaí
Foto: divulgação Porto de Itajaí

A discussão sobre a possível federalização do Porto de Itajaí, proposta pelo governo federal, será ampliada em audiência pública na próxima terça-feira (17), na Câmara dos Deputados. Atualmente, a autoridade portuária é municipal e o debate sobre a mudança tem movimentado os setores políticos e econômicos de Santa Catarina.

A realização da audiência pública, por solicitação do deputado federal Zé Trovão (PL), teve requerimento aprovado na Comissão de Viação e Transporte (CVT) nesta quarta-feira (11).

A proposta do governo Lula é transferir a administração do Porto de Itajaí para o Porto de Santos/SP. “Essa mudança é uma ameaça real para a economia local e regional, uma vez que o Porto de Itajaí é um dos principais polos logísticos do estado de Santa Catarina e do Brasil”, afirma o deputado.

O governador Jorginho Mello (PL) já se manifestou sobre o assunto, ao lado do prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), em sua rede social, pedindo respeito e apelando para que o governo Lula mantenha a gestão municipal do porto. “Estamos sendo ameaçados de perder o controle, a autoridade portuária, para o porto de Santos em São Paulo. Isso é absurdo, é uma vergonha. Santa Catarina não aceita”, disse.

Confira o vídeo:

O Porto de Itajaí gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, sendo essencial para o desenvolvimento econômico e a geração de renda na região. Tirar o poder da cidade sobre a gestão poderá resultar em prejuízos para a cidade, bem como para os trabalhadores, além do risco para o desenvolvimento econômico catarinense. Por outro lado, o município precisa assumir de forma mais eficiente sua responsabilidade na gestão da atividade portuária.

De acordo com Zé Trovão, a audiência pública será uma oportunidade para debater os impactos da federalização e defender os interesses do município e da população.

Deputado Zé Trovão (PL) é o autor do requerimento para a realização da audiência pública – Foto: Divulgação

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.