Com chapa 100% feminina, Luciane Ceretta é reeleita reitora da Unesc
Com 11.228 votos, Luciane cresceu 30% em relação à última eleição para a reitoria da Unesc
• Atualizado

Uma das mulheres catarinenses que mais se destacaram na última década no meio acadêmico e político, Luciane Bisognin Ceretta conquistou a reeleição para a reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Responsável por articular importantes avanços para a educação, incluindo um papel fundamental nos bastidores do programa Universidade Gratuita e na liderança da ACAFE, ela venceu a eleição realizada nesta terça-feira (11), garantindo um terceiro mandato ao lado da vice-reitora eleita, Gisele Silveira Coelho Lopes.
Leia Mais
Luciane, que teve expressiva participação na defesa das universidades comunitárias e na formulação de políticas educacionais, recebeu 11.228 votos, um crescimento de 30% em relação à última eleição, mantendo uma aprovação de 97%. Esta é a primeira vez que a Unesc elege uma chapa inteiramente feminina para a reitoria, marcando um momento histórico para a instituição.
No meio político, Luciane Ceretta é frequentemente citada como um possível nome para futuras disputas tanto no executivo quanto no legislativo. No entanto, a reitora tem reiterado que seu foco segue na presidência da ACAFE, posição para a qual foi reconduzida no fim do ano passado, reforçando seu compromisso com o fortalecimento das universidades comunitárias e o avanço da educação superior em Santa Catarina.
Durante sua campanha, Luciane e Gisele reforçaram compromissos com a valorização de alunos, professores e colaboradores, além do aprimoramento da estrutura acadêmica, pesquisa e extensão. A Unesc se destaca por manter um modelo igualitário de escolha da reitoria, no qual estudantes, docentes e técnicos administrativos possuem o mesmo peso na votação, reforçando o caráter participativo da instituição.

Sobre a nova reitora, Luciane Ceretta
Luciane é doutora em Ciências da Saúde, professora universitária há três décadas e ocupa cargos de relevância nacional, como conselheira do CNE e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Já Gisele Lopes, sua vice-reitora, é doutora em Administração e tem vasta experiência em gestão universitária, além de atuação no setor empresarial e consultoria organizacional.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO