A Semana em Fotos: o recado de Adriano, De Toni líder da minoria e De Nadal no TCE
Um resumo das principais movimentações políticas da semana em Santa Catarina
• Atualizado

De Toni assume liderança da minoria

A deputada federal Caroline de Toni (PL), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi escolhida para liderar a minoria na Câmara dos Deputados. É a primeira vez que uma catarinense assume a posição no Congresso. Um dos focos da deputada, que é aliada fiel do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será atuar para que a anistia, a CPI do abuso de autoridade e a prisão em segunda instância avancem dentro do Plenário.
Centrais de emergência questionas por Cadorin

A proposta do Governo do Estado de unificar as centrais de atendimento de emergências e a definição das três cidades escolhidas (Blumenau, Lages e Florianópolis), foram motivo de questionamento do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), na Alesc.
Segundo o parlamentar, a medida pode comprometer a agilidade no atendimento de ocorrências, especialmente em cidades como Joinville e Chapecó, que possuem alta demanda e ficariam de fora do novo modelo.
Em Joinville, mesmo não sendo contemplado, o prefeito Adriano, também do Novo, mostrou-se grato ao governador Jorginho pela parceiras com a cidade.
O recado de Adriano: “a direita deve estar unida”.

Na eleição municipal o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo) enfrentou o candidato do governador, Sargento Lima (PL), e saiu vitorioso com ampla vantagem. Na quinta-feira, 5, no primeiro encontro com Jorginho Mello (PL) após as eleições, Adriano lembrou que caminha ao lado de Mello desde sua campanha ao Senado, em 2018, e deixou um recado na fala, direcionado ao PSD, que esteve ao seu lado na eleição municipal. “A direita deve estar unida”. O prefeito destacou ainda que seu desejo é estar com Jorginho “Afirmo aqui hoje que estou com o senhor”. E finalizou lembrando que não deve ser candidato em 2026.
Fila em pedágios

Atendendo às reclamações de motoristas sobre a cobrança indevida de pedágio na BR-101 quando as filas extrapolam o limite legal de espera, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) questionou formalmente as concessionárias da rodovia federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é responsável pela fiscalização dos contratos. Segundo a parlamentar, nos contratos firmados com a ANTT há a determinação de que o pedágio seja liberado nestas ocasiões, mas isso não tem ocorrido regularmente.
De Nadal

Herneus De Nadal será reconduzido, na próxima terça-feira, 11, ao cargo de presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, para o biênio 2025-2027.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO