A semana em fotos: Esquerda com Décio, Jorginho com Bolsonaro e a Carta de Videira
Confira um resumo da semana política com fotos, fatos e informações sobre as movimentações em Santa Catarina
• Atualizado

Esquerda com Décio
Os partidos de esquerda em Santa Catarina realizaram um encontro para discutir as eleições de 2026 no Estado. O presidente estadual do PSB, Israel Rocha, liderou o movimento. Durante as conversas, o PT colocou o nome de Décio Lima como opção para disputar o governo de SC no ano que vem. O PT precisa reorganizar a sigla para garantir nominatas fortes em 2026 e ter viabilidade na eleição majoritária. Lembrando que a sigla conquistou quase 20% dos votos válidos no primeiro turno de 2022. Se mantiver a porcentagem, pode não ganhar a eleição, mas volta a ser protagonista.
O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) é um dos pré-candidatos à presidência estadual do PT e tem trabalhado para pacificar o partido e buscar a unidade. Outros nomes já surgiram no processo, entre eles o do deputado estadual Fabiano da Luz e da vereadora da Capital, Carla Ayres. A eleição está prevista para 6 de julho.

Carta de Videira

A juventude do MDB catarinense realizou um encontro estadual em Videira, neste sábado, 15. Os jovens emedebistas lançaram a Carta de Videira, endereçada à executiva estadual. O grupo destaca a importância de ter maior participação na executiva do partido e indicação de nomes no governo e ALESC. O objetivo é o de dar protagonismo aos nomes que podem compor as nominatas ano que vem. Uma relação de pré-candidatos a deputados estadual e federal já está sendo trabalhada pelo segmento. A Juventude do MDB de Santa Catarina tem 92 eleitos, 86 vereadores e seis prefeitos.
Jorginho em Copacabana

O governador Jorginho Mello (PL) confirmou presença no evento “Anistia e Liberdade de Expressão”, amanhã na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato foi convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL, e reunirá apoiadores e lideranças políticas conservadoras para debater temas como liberdade de expressão, anistia aos presos dos atos de 8 de janeiro, segurança pública e o fortalecimento dos valores democráticos. O ato, que acontece nove dias antes do julgamento da denúncia sobre Bolsonaro e mais 7 acusados de tentativa de golpe de Estado, deve ganhar ampla adesão e repercussão. Eventos regionais foram cancelados para fortalecer a ação. Bolsonaro que consolidar o apoio e sentimento popular em sua defesa. A decisão no julgamento caberá à 1ª Turma do STF, formada Cristiano Zanin, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
Mulheres

Lages foi palco, nesta semana, do Encontro do Movimento das Mulheres Municipalistas Catarinenses, promovido pela FECAM, A principal pauta foi o protagonismo das mulheres nas políticas públicas e a representatividade feminina. Durante o encontro, a desembargadora e presidente do TRE/SC, Maria do Rocio, confirmou que concorrerá à presidência do TJ/SC, no final deste ano e afirmou que o TRE/SC será rígido na punição das candidaturas laranjas da última eleição. As mulheres catarinense, embora possam comemorar avanços, ainda são minoria nas prefeituras, câmaras de vereadores, alesc e no Congresso Nacional.
Na região Metropolitana

Presidente da Câmara da Capital, João Cobalchini (MDB) tem circulado pela Grande Florianópolis para ouvir as demandas da região. O vereador, que é coordenador regional do MDB, esteve em Anitápolis nesta semana com a prefeita Solange Back e vereadores para ver de perto as necessidades do município.
Após mais de 5 mil votos na recondução à Câmara, Cobalchini é uma das apostas dos emedebistas para deputado estadual. Atualmente, o MDB não tem representante da região na Alesc.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO