Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


Colunistas Compartilhar
WhatsApp Comunidades

WhatsApp Comunidades: como vai funcionar o novo recurso

Confira em detalhes como o lançamento vai influenciar o seu cotidiano.

• Atualizado

Por

Foto: reprodução WhatsApp
Foto: reprodução WhatsApp

Aproximar pessoas, discutir assuntos em comum, trocar “figurinhas”. Geralmente o mix de todas essas coisas são feitas por meio de comunidades e agora o WhatsApp também quer oferecer isto. Mas como vai funcionar o novo recurso? A Meta anunciou o WhatsApp comunidades, que terá teste em todo o mundo, mas deve chegar para os brasileiros após as eleições. 

Como vai funcionar o WhatsApp Comunidades?

O WhatsApp Comunidades vai funcionar como um espaço para reunir conversas em um só local. Esta é a definição da Meta, em comunicado enviado ao público. Com a novidade, os usuários passam a receber uma notificação com atualizações e assim será possível organizar grupos de discussão sobre temas importantes.

Entretanto, as comunidades serão privadas. Diferente do que acontece com a rede social vizinha Telegram, por exemplo, o recurso traz um limite de 10 grupos com até 256 integrantes.

Além disso, os administradores, assim como já ocorre nos grupos hoje, serão os responsáveis por criar e gerenciar as comunidades. Estas pessoas terão total autonomia na comunidade.

Confira o vídeo de Apresentação do Whatsapp Comunidades

Zuckerberg, CEO da Meta, também revelou que implementará a funcionalidade no Messenger para Facebook e no Instagram. Só em breve saberemos como funcionará.

WhatsApp Comunidades e eleições 

As eleições no Brasil são um dos principais eventos que irão movimentar a rede social neste ano. Contudo, sabemos que eleições são sinônimos de quê? Fake news e disparo de informação em massa, por exemplo.

Mas o app só vai liberar o recurso após as eleições. A atitude atende a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Podemos concluir que o lançamento ocorrerá apenas após o dia 30 de outubro, data prevista para o segundo turno eleitoral. 

Contudo, nas eleições de  2018, o WhatsApp foi a principal causa de desinformação sobre o andamento eleitoral. A exemplo disso, a tendência é que não seja diferente em 2022.

Foto: reprodução WhatsApp

Melhorias no WhatsApp para a próxima semana 

“Meu vídeo é muito pesado para o WhatsApp”. Esta é uma das mensagens que mais escutamos se tratando de envio de WhatsApp. Entretanto, a boa notícia é que em breve teremos novidades. Entre elas, estão o envio de vídeos de até 2GB para os seus contatos e reações utilizando emojis para os contatos, tipo aquela função de curtir que já existe no Instagram e Facebook.

Além disso, estão na lista:

Ligação em grupo: agora será possível realizar chamadas em grupo de até 32 pessoas. Até o momento, o limite era de 8 pessoas. 

Administrador poderá apagar mensagens: agora os administradores dos grupos terão direito a apagar a mensagem de qualquer pessoa do grupo. Isso deve ajudar em problemas de clima e insatisfação dentro de um grupo. 

Em outras palavras, estas novidades são um avanço para a experiência do usuário. É fato que as pessoas já não estão tão satisfeitas com o aplicativo e a concorrência cresce a cada dia. E você, o que achou das mudanças? Trocaria o famoso “Zap Zap” por outro app concorrente? 

>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.