Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


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Vodcast

Vodcast: a evolução do podcast para vídeo vem com tudo no ambiente digital

Do podcast para vídeo: vodcast vem com tudo em 2022

• Atualizado

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Foto: Freepik
Foto: Freepik

Já ouviu falar de vodcast? A evolução do podcast para o vídeo vem com tudo no ambiente digital. A novidade chegou ao Brasil no início de 2022, quando o Spotify lançou o primeiro programa no formato. 

É importante destacar que vodcast não é rádio, nem TV, mas sim a abreviação de “Video-On-Demand-cast”ou a demonstração em vídeo do podcast. 

Vodcasts são conteúdos produzidos em vídeo que mostram exatamente o que ocorre na hora da produção do áudio. Sabemos que o ambiente digital está cada vez mais curioso e quase todo mundo quer descobrir quem está por trás daquela voz?Quem é a pessoa que falou tal coisa? Desta forma, o Vodcast ajuda a ampliar ainda mais o alcance dos conteúdos dando rostos às vozes.  

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O formato Vodcast 

A forma mais usual é a gravação em vídeo do local no mesmo momento em que se grava em áudio. 

Uma boa alternativa/oportunidade para os geradores de conteúdo é a de utilizar o ambiente em vídeo para colocar informações extras no vídeo, como textos, imagens ou gifs, por exemplo. Algo que com certeza complementa ainda mais a comunicação. 

Quanto mais formatos de exposição do seu conteúdo, maior a sua oportunidade de abrangência de público e rentabilidade. 

Primeiro vodcast do Brasil 

O primeiro podcast em vídeo foi lançado no Brasil em janeiro deste ano e tratava-se do Podpah de Verão, que entregou uma experiência única, e deu  para o usuário a oportunidade de ouvir e assistir como quiser. 

Algo muito parecido com o que o YouTube já oferece para o público hoje. Além do serviço amplo para os usuários, o Spotify também mira aumentar a  oferta de serviços para os produtores de conteúdo. 

Os vídeos estão cada vez mais em alta, com o crescimento das plataformas de streaming (assunto que vamos falar na próxima semana). 

Marcas e patrocinadores 

Os vodcasts dão ainda mais alcance aos produtores de conteúdo que, por sua vez, poderão contar com a abertura da intimidade das gravações dos seus áudios para todo o público em formato de vídeo. 

Sem dúvidas a dupla imagem e áudio irão trazer muito mais interatividade, conexão com o público e acesso para a diversidade de usabilidade do conteúdo. 

O vodcast é uma tendência que veio para ficar e com certeza em breve será um dos queridinhos dos produtores de conteúdo digital. 

Se tratando de investimento o formato também é bem interessante, visto que o mesmo apresenta alternativas variadas de exposição de marca para todos os tipos de público. 

O uso do novo formato na corrida presidencial 

O ano de 2022 também será marcado pela corrida presidencial. E é claro que os candidatos já estão de olho nesse novo formato. Os postulantes ganham mais uma ferramenta de divulgação e proximidade com o público. Eles podem colocar à disposição os seus rostos e vozes para melhor engajar o público com os assuntos de interesse geral, tão eficaz quanto a tradicional TV ou rádio. 

E aí, o que você acha disso? 

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