Vodcast: a evolução do podcast para vídeo vem com tudo no ambiente digital
Do podcast para vídeo: vodcast vem com tudo em 2022
• Atualizado
Já ouviu falar de vodcast? A evolução do podcast para o vídeo vem com tudo no ambiente digital. A novidade chegou ao Brasil no início de 2022, quando o Spotify lançou o primeiro programa no formato.
É importante destacar que vodcast não é rádio, nem TV, mas sim a abreviação de “Video-On-Demand-cast”ou a demonstração em vídeo do podcast.
Vodcasts são conteúdos produzidos em vídeo que mostram exatamente o que ocorre na hora da produção do áudio. Sabemos que o ambiente digital está cada vez mais curioso e quase todo mundo quer descobrir quem está por trás daquela voz?Quem é a pessoa que falou tal coisa? Desta forma, o Vodcast ajuda a ampliar ainda mais o alcance dos conteúdos dando rostos às vozes.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
O formato Vodcast
A forma mais usual é a gravação em vídeo do local no mesmo momento em que se grava em áudio.
Uma boa alternativa/oportunidade para os geradores de conteúdo é a de utilizar o ambiente em vídeo para colocar informações extras no vídeo, como textos, imagens ou gifs, por exemplo. Algo que com certeza complementa ainda mais a comunicação.
Quanto mais formatos de exposição do seu conteúdo, maior a sua oportunidade de abrangência de público e rentabilidade.
Primeiro vodcast do Brasil
O primeiro podcast em vídeo foi lançado no Brasil em janeiro deste ano e tratava-se do Podpah de Verão, que entregou uma experiência única, e deu para o usuário a oportunidade de ouvir e assistir como quiser.
Algo muito parecido com o que o YouTube já oferece para o público hoje. Além do serviço amplo para os usuários, o Spotify também mira aumentar a oferta de serviços para os produtores de conteúdo.
Os vídeos estão cada vez mais em alta, com o crescimento das plataformas de streaming (assunto que vamos falar na próxima semana).
Marcas e patrocinadores
Os vodcasts dão ainda mais alcance aos produtores de conteúdo que, por sua vez, poderão contar com a abertura da intimidade das gravações dos seus áudios para todo o público em formato de vídeo.
Sem dúvidas a dupla imagem e áudio irão trazer muito mais interatividade, conexão com o público e acesso para a diversidade de usabilidade do conteúdo.
O vodcast é uma tendência que veio para ficar e com certeza em breve será um dos queridinhos dos produtores de conteúdo digital.
Se tratando de investimento o formato também é bem interessante, visto que o mesmo apresenta alternativas variadas de exposição de marca para todos os tipos de público.
O uso do novo formato na corrida presidencial
O ano de 2022 também será marcado pela corrida presidencial. E é claro que os candidatos já estão de olho nesse novo formato. Os postulantes ganham mais uma ferramenta de divulgação e proximidade com o público. Eles podem colocar à disposição os seus rostos e vozes para melhor engajar o público com os assuntos de interesse geral, tão eficaz quanto a tradicional TV ou rádio.
E aí, o que você acha disso?
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO