Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


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RD Summit 2022

RD Summit destaca a privacidade online e o marketing de dados

Por onde andamos escutamos falar de dados. Mas será que estamos preparados para lidar com a exposição deles?

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RD Summit destaca a privacidade online e o marketing de dados. Foto: Sendy Luz
RD Summit destaca a privacidade online e o marketing de dados. Foto: Sendy Luz

A Disneylândia do marketing, vendas e inovação voltou. No primeiro dia o RD Summit destacou a privacidade online e o marketing de dados. Referências na área surpreendem com expectativas para o futuro digital. 

Eu estou conferindo e trago todos os detalhes para vocês. São palestras e temas para todos os gostos e tribos.

Tem também espaços instagramaveis bonitos e chamativos. A geração Z piraaaa! Confira abaixo os meus insights do primeiro dia. 

Privacidade online e o marketing de dados no futuro

Por onde andamos escutamos falar de dados. Mas será que estamos preparados para lidar com a exposição deles? A palestra da Fernanda Nones, DPO da RD Station, trouxe insights sobre o “futuro presente” que nos reserva. Ela afirma que: “Se o consumidor está cada dia mais preocupado com a privacidade online, ela vai mudar mais.” 

Com as novas orientações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o que antes era sem regulação agora está com bases legais. Assim, as estratégias de mídia paga que envolvam cookies, por exemplo, precisarão ser ainda mais eficientes.

Nesse desafio fica no ar a questão, sem os dados de cookies, o consumidor terá que revelar informações de forma espontânea. Assim, o lado positivo é que os anúncios poderão ficar mais personalizados, usando apenas dados e formas de consumo de usuários reais. Porém, o desafio está aí.

Podemos concluir que a privacidade online e o marketing de dados caminham para algo cada vez mais personalizado e próximo do cliente. Desta forma, teremos menos dados gerais e mais dados reais. Por fim, clientes certos para o produto. 

Marketing de dados para ampliar faturamento

Quem é da área de marketing já deve ter escutado aquela frase: “o marketing só manda lead ruim”. Por sua vez, a área de vendas ouve a reclamação “a área de vendas não sabe vender bem o produto”.  Vamos apaziguar tudo. A palestra do Co Founder e CEO da  Maestro, Felipe Spina, tocou nesta dor.

A mensuração de dados foi a palavra da vez. Assim, ele explicou o que é Account-Based Marketing (ABM). Em resumo, é a comunicação baseada em informações que customizam campanhas específicas para os clientes que deseja atingir. 

A estratégia de marketing de dados tem foco na qualidade e não na quantidade de leads ou clientes. É diferente do Inbound, por exemplo, quando o foco é encher um funil de vendas, engajar com campanhas personalizadas e identificar quem realmente vale a pena. 

Com o funil ABM as campanhas massivas são deixadas de lado e a estratégia é focada em um pequeno grupo de clientes que a marca deseja. 

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A publicidade do Brasil não gosta do Brasil 

Eu nem mudei o título. Fui logo colocando o nome da palestra, pois o nome diz tudo e mais um pouco. Felipe Silva, Sócio e Diretor de criação da GANA, começou diferente no RD Summit e entregou muito. O destaque? A simplicidade. A palestra foi sem slides e sem cronômetro exato. 

Foi simples, mas deu show em citar que no Brasil as agências e as marcas valorizam muito mais quem vem do exterior. Por que valorizamos tanto a cultura europeia, por exemplo, e não usamos a cultura local tão rica e diversa? Muitas marcas tentam mudar, mas falta muito.

Porém, percebo que o Brasil real não está totalmente dentro das estratégias e isso é algo que as novas gerações vão pedir cada vez mais. Queremos ver nossos corpos, nossos desejos, nossos povos, nossas cores, enfim, nosso jeito. Fica aí a reflexão. 

Metaverso e suas oportunidades de marketing

O Metaverso está em tudo e não seria diferente do RD Summit. Assim, Lucas Reis, CEO da Zygon, fez uma palestra esclarecedora sobre o tema esclarecendo o movimento no mercado publicitário causado pela novidade. Vale ressaltar que o público terá a oportunidade de adquirir  produtos em um novo universo online. 

Outro ponto que achei interessante foi o impacto social do Metaverso. Com o avanço dessas tecnologias, muitos jovens estão recebendo a oportunidade de transformar a vida periférica. Agora eles buscam aprender e implantar algo novo. 

Em resumo,  o palestrante nos trouxe a ideia de que o Metaverso potencializa a experimentação, possibilita eventos imersivos e facilita programas de fidelidade. 

É possível concluir que vivemos na fase de experimentação da plataforma e com certeza vamos ouvir falar muito ainda do tema. A bola da vez é “ a oferta de valor é experiência e controle”. 

Privacidade online e o marketing de dados para posicionamento

Que as marcas precisam estar próximas dos usuários já não é novidade. Mas Beatriz Guarezi, Founder & Editora do Bits to Brands cativou o público. Intitulada “Love brands: do que são feitas as marcas que amamos”, a palestra trouxe 4 etapas para transformar a sua marca. 

Assim, o fato de ter comprometimento com os valores e ter uma essência própria trouxe muita reflexão. A Simple Organic, marca catarinense de beleza, por exemplo, sabe fazer bem isto. Além disso, a fofa “Aff The Hype” foi outro destaque, marcas encantadoras, com o seu DNA bem definido e seus adoradores segmentados. 

Big Brother, privacidade online e marketing de dados

O Big Brother, um dos realities de maior sucesso do Brasil está voltando. É claro que isso foi tema de umas das palestras mais engajadas do dia. Eleonora Diniz, CEO e Fundadora da Dr. Métricas, fez uma palestra leve e com muito conteúdo relevante sobre privacidade online e marketing de dados.

Ao contrário do que alguns pensam, o BBB serve como uma grande avaliação de comportamento social. Mas o comportamento social pode ser medido?

Na oportunidade, ela nos ensinou sobre escolher bem as fontes de dados. Em resumo, não adianta ter dados e não saber usá-los. Além disso, um fato bem relevante foi o cruzamento de informações: TV, digital e métricas. 

Eficiência em vendas, agilidade de canais e marketing de dados 

Já Eric Santos, CEO do RD Station, abordou temas sobre marketing, vendas, dados e inovação. Uma das falas mais marcantes foi a de mudanças estratégias para a captação de clientes. 

O cliente está mudando e a agilidade para a conversão do lead também, por isso, é importantíssimo que o ponto de contato prenda o cliente e seja ágil. 

Com a plataforma RD Station, por exemplo, é possível criar chats via WhatsApp que facilitam e agilizam esse ponto de contato. Podemos concluir que o WhatsApp virou uma espécie de sistema operacional de comunicação. Todas as empresas precisam fazer uso da ferramenta e isso foi pontuado de forma assertiva. 

Amanhã tem mais RD! Mas a grande frase do dia foi: criamos e vendemos para as pessoas e precisamos estar cada vez mais perto delas. 

Integração da área de marketing e vendas

A April Dunford, Founder – Ambient Strategy, deu uma verdadeira aula sobre a integração da área de marketing e vendas. A regra é clara: a integração sobre essas suas áreas é fundamental.

Além disso, ela falou sobre o poder do vendedor sobre os dados que ele detém. O cliente busca a experiência e conhecimento do negócio. É importante sabermos filtrar e levar de forma responsável para os nossos clientes. 

Em resumo, o primeiro dia foi movimentado. Aproveite para deixar a sua opinião e bora para o segundo dia. Posto em breve! 

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