Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


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Engajamento Instagram

Sete dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Não sabe o que fazer para ampliar o engajamento e vender mais? Bora para as dicas

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Foto: Pixabay
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Não sabe o que fazer para ampliar o engajamento e vender mais? Vou te mostrar algumas dicas para aumentar o engajamento no Instagram. Estamos falando de umas das redes sociais que mais crescem e mais dão retorno aos diversos tipos de negócios. 

Primeiramente você deve olhar para a frequência desde o início das publicações. Qual era o seu público e qual o público que você tem hoje? O que você posta realmente interessa ao público que atraiu? Os seus seguidores estão satisfeitos com o que você publica? Eis a pergunta de milhões! 

Bora para as dicas… 

Para aumentar o engajamento no Instagram monitore

Nada de olhar para seguidores! Olhe para a taxa de engajamento, pois ela vale outro. Mas Sendy, como ela é calculada? É assim, você levanta o número de curtidas, divide pelo número de seguidores e multiplica por 100.

Vale lembrar que o engajamento também relaciona o número de posts salvos, comentários e compartilhamentos. 

Assim, a regrinha fica: curtidas/seguidores x 100.

Se o seu perfil for pequeno, algo em torno de 2 mil seguidores, a sua taxa deve ser ao menos 4% .

Por sua vez, um perfil pequeno, em torno de 10mil, a média é de 2% e para perfis com mais de 10 mil, uma média de 1%. 

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Engajamento está ligado com temas atuais 

Sabe aquela conversa de elevador que todo mundo fala? Por exemplo, estamos em época de Mundial 2022. Faz todo sentido levar curiosidades, pequenos relatos ou até mesmo curiosidades. Vale lembrar que é preciso ter relação com o seu modelo de negócio. 

Por outro lado, temas que abordem tecnologia, famosos e alimentação sempre dão bons resultados. 

Saiba filtrar os posts bons e ruins 

Posts ruins não necessariamente são posts com poucas curtidas. Muitas vezes são os conteúdos que geram poucas reações. Identifique o tipo de conteúdo que mais atrai a atenção do seu público e foque nele.

Vale lembrar que você deve observar isso tanto no feed, quanto nos stories. Assim é possível realizar uma apuração mais completa. 

Faça essa avaliação pelo menos 2 vezes ao mês. 

Para aumentar o engajamento no Instagram esteja próximo dos seus seguidores 

Seja você um influenciador ou uma empresa, a regra é uma só: traga proximidade com quem te segue. Sabe aquela página que você já sabe que vai entregar algo positivo ou que leve exatamente o que você precisa? É isso.

Por outro lado lembre-se que você deve ser autêntico e não tentar forçar nada, muito menos imitar alguém que você acha legal. 

Faça posts rápidos 

Tente sempre entregar postagens mais rápidas e que levem alguma ação. Sim, é verdade que o Instagram adora quem usa as figurinhas, as enquetes e os gifs. Use isso, e faça muito reels, carrossel e vídeos curtos. Mas cuide para não exagerar no texto. 

Tenha um processo de criação bem desenhado 

Quer manter conteúdo criativo e diário? Bem, você vai precisar de um pouquinho de organização. Que tal separar um dia da semana só para reservar as ideias?

Com as ideias em mãos, você pode reservar outro dia para editar os materiais, sejam vídeos ou legendas.  Assim, você terá facilidade na hora de postar constantemente e com qualidade, atraindo e mantendo o engajamento dos seus seguidores. 

Traga curiosidades para os seus fãs 

Surgiu algum fato importante? Tem uma boa história para contar? Traga isso à sua audiência. Em conclusão lembre-se: no marketing digital não há certo ou errado e nem perfeição.

Bora fazer acontecer nas redes sociais? Depois me conta aqui se deu certo! 🙂 

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