Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Colunistas Compartilhar
Maria Ester

Se espirrar mais tarde: saúde!

Hoje tem dicas para evitar as crises de rinite alérgica, doença que ganha força na primavera

• Atualizado

Por

Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação

Na primavera é tudo lindo, né? A paisagem é mais colorida, o clima já é mais ameno, o sol aparece com mais frequência. Mas nem tudo são flores! Quem sofre com rinite alérgica que o diga. Esse período é também a época mais crítica para quem sofre com alguns tipos de alergias.

A ideia de escrever sobre esse assunto me veio ontem à noite, quando eu espirrei, por baixo, umas 35 vezes. Do nada. Simplesmente, veio aquela coceira no nariz, nos olhos, garganta arranhando, aquele mal estar que só quem tem esse tipo de alergia sabe do que eu estou falando. 

Mas isso tem explicação. Márcio Freitas, otorrinolaringologista, explica que a doença se potencializa agora na primavera por conta do pólen das flores e das árvores.  As mudanças climáticas também influenciam, principalmente, por causa do aumento das chuvas, que deixa o ar mais úmido. O ambiente perfeito para a proliferação de fungos, bactérias e ácaro.

Se fossem só os espirros, tudo bem! Acontece que a rinite alérgica pode afetar a qualidade de vida das pessoas. O doutor conta que ela é considerada um problema de saúde pública “Os sintomas, algumas vezes, são tão fortes que a doença chega a interferir na assiduidade e na performance dos pacientes, além de incapacitar a realização de tarefas simples do cotidiano”.

Mas a questão é: como evitar essas crises alérgicas?

A resposta é simples: ficar distante da proliferação desses gatilhos. “É imprescindível sempre deixar os ambientes bem arejados e limpos, tirando tapetes, cortinas e o acúmulo de poeira em casa”, orienta. Além da prevenção, existe também o tratamento com medicamentos – que devem sempre ser prescritos por um médico. O uso de antialérgicos é o mais comum deles, porque trata e ameniza os principais sintomas da alergia. 

É importante lembrar que a rinite é considerada uma doença crônica, que pode ser controlada, mas dificilmente curada. O doutor Márcio finaliza: “É possível, desde que tomando os devidos cuidados, ter apenas quadros leves, nos quais os sintomas são mais raros ou amenizados.”

Se espirrar mais tarde: saúde!

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.