Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

União Brasil segue Gean, desiste do projeto de Topázio e faz lista para apoio na Capital

Rompimento entre o ex-prefeito e o atual já era dado como certo, falta oficializar

• Atualizado

Por

Gabriel Oliveira/Divulgação
Gabriel Oliveira/Divulgação

O estremecimento da relação entre o prefeito Topázio Neto (PSD) e o seu ex-companheiro de administração Gean Loureiro levou a executiva do União Brasil decidir pela não participação na futura coligação em torno do projeto à reeleição em Florianópolis. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (19), depois da reunião ampliada dos dirigentes da sigla, que alegaram estar em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de projetos iniciados por Gean o motivo da desistência.

O fato já era especulado, faltava a oficialização que veio agora de forma definitiva. Topázio já conta com o apoio do PL, que indicará seu vice, e mais de MDB, Republicanos, Podemos e do Novo. Para Gean, será um desafio convencer vereadores e pré-candidatos do União a seguirem a orientação e se afastarem do prefeito que concorrerá à reeleição.

Na nota oficial que divulgou, o União, que não deixa claro se pode ou não ter projeto próprio, aponta cinco itens obrigatórios para o apoio a uma das demais candidaturas à Capital, o que põe a sigla no caminho como boa opção para Dário Berger (PSDB) ou Pedro Silvestre, o Pedrão (PP), evidentemente depois de aparadas algumas arestas históricas. O ponto-chave que também determinou o abandono do projeto de Topázio pelo partido de Gean, cuja posição contrária pesou na reunião da executiva, é a valorização do União Brasil, que, de acordo com a nota, não foi levada à frente pelo PSD.

Leia a nota oficial na íntegra:

Nota Oficial

A executiva municipal ampliada do União Brasil de Florianópolis, reunida nesta quarta-feira, 19/06, deliberou pela não participação do partido na próxima eleição na coligação liderada pelo prefeito Topázio Neto. A decisão se baseia em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados pelo ex-prefeito Gean Loureiro, bem como na falta de valorização partidária do União Brasil.

A decisão de qual coligação participar na próxima eleição passará pela inclusão de propostas no plano de governo que contemple ações como as que destacamos abaixo:

  1. Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
  2. Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
  3. Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
  4. Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
  5. Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC 401 no norte da Ilha.

A valorização partidária, bem como a inclusão dessas propostas e outras debatidas pelo partido, serão requisitos fundamentais para definição do apoio na eleição municipal deste ano pelo partido.

Executiva ampliada do União Brasil

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.