Quem definirá o papel de Mourão na posse de Lula
Vice-presidente esteve em Florianópolis e não falou com os jornalistas
• Atualizado
Caberá ao ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), que coordena a transição de governo em nome da administração do presidente Jair Bolsonaro (PL), dar contornos finais ao assunto da passagem da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1° de janeiro do ano que vem, sem que esteja afastada a hipótese de que o ato, meramente simbólico, envolto em tradição, descarte sequer a participação do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que, nesta quinta (10), visitou Florianópolis.
No encontro, Mourão falou por cerca de 20 minutos, quando avaliou o quadro enfrentado pelo Brasil diante de uma pandemia e uma guerra depois da invasão da Rússia na Ucrânia, e disse que a Reforma Tributária deve ter atenção máxima do Congresso, mas que deve vir de uma Reforma Administrativa.
Mourão, que não falou com os jornalistas no Hotel Beach Village, em Jurerê, local da realização da assembleia da Associação Brasileira de Secretários da Fazenda das capitais, certamente para evitar se posicionar sobre o relatório do Ministério da Defesa que avaliou o sistema eletrônico de votação e as urnas eletrônicas, se elegeu senador pelo Rio Grande do Sul e seria a alternativa caso Bolsonaro não cumpra o ritual no parlatório em frente ao Palácio do Planalto.
O assunto não é debatido entre os assessores do vice-presidente, tampouco ganha força enquanto Bolsonaro está sem agenda oficial após a derrota no dia 30 de outubro.
Mourão veio de São Paulo, pernoitou no Hotel Majestic, na Capital, e seguiu para o Rio de Janeiro, antes de seguir para um compromisso em Portugal, até lá não deve estar definida a agenda da posse do novo presidente.
Primeiro a se manifestar ao vice eleito e reconhecer a vitória nas urnas
O general Hamilton Mourão foi o primeiro integrante do alto escalão do Planalto a reconhecer a vitória de Lula nas urnas.
Enviou uma mensagem ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e colocou o gabinete à disposição do sucessor, já no dia 1° de novembro, um dia depois do resultado ser homologado pela Justiça Eleitoral.
Vice-presidente venceu todas as eleições que participou
Hamilton Mourão teria dificuldade para fazer qualquer crítica às urnas eletrônicas ou ao sistema eleitoral brasileiro.
Disputou apenas duas vezes cargos eletivos e foi vitorioso em ambos: vice-presidente, em 2018, e senador, em 2022.
Na passagem por Florianópolis, Mourão foi benzido pela apresentadora do SCC SBT, que estava no evento, assista em: https://bit.ly/3UnDpNQ
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO