Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2022 Compartilhar
Eleições 2022

Quem critica a urna eletrônica já foi eleito por ela

E esse questionamento sobre a urna não é exclusivo do Presidente da República Jair Bolsonaro

• Atualizado

Por

A urna eletrônica é segura e quem critica a urna eletrônica hoje, já foi eleito por ela. Vamos pegar um exemplo entre tantos outros. O presidente Jair Bolsonaro já foi eleito sete vezes deputado federal. Dessas sete vezes que ele foi eleito, cinco delas foi pela urna eletrônica. Sem contar em 2018, que foi eleito como presidente.

Mas esse questionamento sobre a urna não é exclusivo do Presidente da República Jair Bolsonaro. Muita gente da esquerda já a criticou. Como o falecido Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro; e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As urnas eletrônicas utilizadas nas eleições no Brasil são fabricadas por empresas privadas e depois passam por avaliações de técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O sistema não depende de conexão com internet para funcionar, nem de energia elétrica.

Segundo o diretor geral do TRE SC (Tribunal Regional Eleitoral), o sistema é protegido por barreiras que, ao sinal de qualquer tentativa de ataque, travam a urna. Antes de serem utilizadas nas eleições, os equipamentos também passam por diversos testes que o público pode acompanhar. Sem contar que o voto já é, sim, auditável.

Devemos estar preocupados com quem vamos votar. Pior que criticar a urna eletrônica é enchê-la de maus políticos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.