Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Colunistas Compartilhar
SOBRE 8/01

Por que boa parte da base de Lula aderiu ao pedido de urgência pela Anistia

Dos 16 deputados federais de SC, 14 assinaram o documento

• Atualizado

Por

Por que boa parte da base de Lula aderiu ao pedido de urgência pela Anistia | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Por que boa parte da base de Lula aderiu ao pedido de urgência pela Anistia | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O mesmo processo que ocorre em Santa Catarina, onde partidos estão na base do governo Lula, mas seus deputados relutam em votar contra as pautas da direita por serem conservadores, responde a pergunta central de o porquê a maioria dos parlamentares que têm ministérios na Esplanada respalda o pedido de regime de urgência para votar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Por isso, não é surpresa ver que, dos 16 deputados federais da bancada catarinense, somente os dois do PT (Ana Paula Lima e Pedro Uczai) não assinaram o documento de urgência, que depende ainda do aval do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para agilizar a tramitação. Nesta terça-feira (15), Motta decidiu que levará o assunto ao colégio de líderes partidários, que, devido a semana esvaziada por causa da Páscoa e do feriado de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21), que caracteriza um ‘feriadãozão’, só deve se reunir a partir do dia 22 de abril, terça-feira próxima.

Na bancada catarinense, Caroline de Toni (PL), Daniela Reinehr (PL), Daniel Freitas (PL), Fábio Schiochet (União Brasil), Geovania de Sá (PSDB), Gilson Marques (Novo), Ismael dos Santos (PSD), Jorge Goetten (Republicanos), Júlia Zanatta (PL), Luiz Fernando Vampiro (MDB), Rafael Pezenti (MDB), Ricardo Guidi (PL), Valdir Cobalchini (MDB) e Zé Trovão (PL) mantiveram o posicionamento de acordo com a maioria dos eleitorado deles.

Mesmo que os emedebistas Cobalchini e Vampiro, além do republicano Goetten, até sigam as pautas do Planalto, de quando em vez, a anistia é ponto de partida de defesa conservadora. Tanto que, se aprovada nas duas casas legislativas, beneficiará não só quem foi preso e condenado, quanto quem está sendo processado, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os sete integrantes do chamado núcleo essencial da suposta tentativa de golpe de Estado.

Veja quantos assinaram por bancada:

Governista IndependenteOposicionista
MDB 20
PP 35
PSD 23
Republicanos 28
União Brasil 40
Avante 4
Cidadania 3
Podemos 9
PRD 3
PSDB 5
Novo 4
PL 90


Total 146Total 24Total 94

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.