PDT repete apoio nacional em SC e vai de Décio
Brizolistas deixaram para trás o desgaste com a Frente Democrática, que terminou em ruptura
• Atualizado
Depois dos brizolistas fecharem com a candidatura de Lula, inclusive com a manifestação do candidato Ciro Gomes, a direção estadual anunciou o apoio ao ex-deputado Décio Lima (PT) em nota divulgada no sábado (8).
Assinado pelo presidente estadual Manoel Dias, o Maneca, o material deixa clara a opção ideológica como fator que levou ao engajamento, que poderia ter vindo no primeiro turno, mas não ocorreu.
O PDT estava originalmente na composição da Frente Democrática, porém não aceitou ficar de fora da composição na chapa majoritária a abandonou a aliança e concorreu com chapa própria ao governo, que tinha o ex-deputado federal Jorge Boeira à frente.
O PSOL e a Rede também abandonaram a Frente.
Décio consegue reunir a maior parte da esquerda ao seu lado, mas sabe que necessita do apoio de dissidentes do centro-esquerda e do centro para ganhar musculatura eleitoral, enquanto o adversário Jorginho Mello (PL) engorda a lista de prefeitos e partidos no segundo turno.
Leia na íntegra a nota oficial do PDT:
“O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Santa Catarina vem a público informar que no segundo turno das eleições de 2002 declaramos nosso apoio irrestrito ao candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
Seguimos nossa coerência histórica, nosso compromisso com a democracia, com a classe trabalhadora, com os excluídos, em respeito aos que lutaram bravamente contra a ditadura militar, e em solidariedade as milhares de vítimas da Covid-19 em nosso País.
Hoje, apoiar Lula é apoiar a civilização contra a barbárie, a ignorância e o autoritarismo.
Neste sentido, apoiamos também a candidatura de Décio Lima (PT) em nosso estado, pela mesma razão que apoiamos a candidatura Lula para presidente.
Seguimos firmes!
Saudações trabalhistas e vamos à luta.
Manoel Dias
Presidente Estadual do PDT-SC”
Simone Tebet deve vir ao Estado a convite de Dário
Nas próximas horas, a senadora Simone Tebet, que concorreu à Presidência pelo MDB, deve anunciar a data e a hora da visita que fará a Santa Catarina para participar das campanhas de Lula e Décio.
O convite partiu do senador Dário Berger, que trocou o MDB pelo PSB para concorrer à releeição.
Será uma situação singular, pois Simone sequer teve o apoio dos emedebistas locais na disputa ao Planalto e a cúpula da sigla decidiu oficialmente apoiar Jorginho Mello e Jair Bolsonaro, ambos do PL, no segundo turno.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO