Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Eleições 2022 Compartilhar
Em busca dos votos

O debate que solidificou a polarização

Nem os bons desempenhos de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), tiraram Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) do centro das atenções

• Atualizado

Por

Imagem: arte sobre reprodução/Tv Bandeirantes
Imagem: arte sobre reprodução/Tv Bandeirantes

A máxima de que debates não mudam tendências de campanha ou elegem vencedores cabe ao debate promovido pela Rede Bandeirantes, na noite de domingo (28). Isso porque não arranhou a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), muito pelo contrário, a solidificou.

Evidentemente, o eleitor descobriu valores em Simone Tebet (MDB) e reavivou a inegável capacidade de tratar as palavras e os dados de Ciro Gomes (PDT), sem que Bolsonaro e Lula perdessem espaço ou que isso signifique ainda que Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila não tivessem momentos de brilho.

Os ataques aos dois mais bem colocados candidatos na pesquisa foram efetivos durante todos os blocos. Foram fortes e na medida da indignação de quem defende cegamente um lado ou outro, mais uma vez sem que propostas fossem aprofundadas. Em vez disso, os dois principais candidatos ficaram a olhar para o passado.

O valor das discussões está na pluralidade, na oportunidade de ter os postulantes ao Palácio do Planalto em estado natural, sem edições, retratados em clipes com trilhas inebriantes, envoltos em declarações pensadas. O restante fica com o eleitor.

Momentos que provocaram polêmica e até reveladores não faltaram

Ciro chamou Lula de “encantador de serpentes”, que devolveu com uma proposta de conversar sobre alianças no segundo turno e ainda pediu para que o candidato do PDT não vá para a França no segundo turno, como fez em 2018.

Bolsonaro rotulou Lula de ex-presidiário por três vezes.

Lula não quis firmar o compromisso de ter 50%, a paridade, entre mulheres e homens no ministério, Simone assumiu a proposta.

A questão das armas fez Ciro e Soraya a terem a mesma opinião que, para a defesa pessoal e no interior, onde falta a ação da segurança pública, é admissível.

Simone revelou que foi professora de direito administrativo de Soraya e afirmou que a senadora, candidata do União, era boa aluna.

Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, que perguntou a Ciro se a atitude do presidente contraria à vacinação prejudicou a cobertura da imunização. Bolsonaro também disse que “acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”.

Na sequência, manteve a postura e atacou Simone, ao dizer que ela era “uma vergonha para o Senado Federal”.

Vera e Simone receberam a solidariedade de Soraya e Ciro, e, mais tarde, de Lula.

Soraya foi para o ataque quando pediu para acabar com a polarização e o ódio, além de acrescentar a questão sobre as mulheres: “não vou aceitar homens que são ‘tchutchucas’ e vêm para cima da gente como tigrão. O PT nos separava para manipular. Este governo faz a mesma coisa”.

Soraya ainda disse que se sentia ameaçada, pediu que o “delegado”, da Polícia Federal, que comanda a equipe que faz segurança dos candidatos, aumentasse a dela, pois não tinha medo de pôr o que sabe para fora.

Sobre o Estado ser laico, respeitar todos os credos e até os que nada professam, Soraya pediu para dar um basta em brigas e confusões: ”chega de usar o nome de Deus”.

Felipe declarou que acredita que o dízimo político de hoje é Fundo Eleitoral, instrumento que seu partido não utiliza. Soraya declarou que nem todos têm o patrimônio de Felipe e que no Brasil ainda precisamos desenvolver a cultura da doação em campanha.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.