Manoel Dias está internado depois de sofrer um AVC em Florianópolis
Líder do PDT, o ex-ministro do Trabalho e Emprego, deputado estadual e vereador tem 86 anos
• Atualizado

O ex-ministro do Trabalho e Emprego, deputado e vereador Manoel Dias sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e está internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. Maneca, uma figura histórica do PDT, um dos líderes da esquerda no Estado e no país, tem 86 anos e passou mal na última quarta-feira (9), depois do café da manhã, em casa, e chegou conversando e um pouco desorientado no hospital.
Os médicos fizeram um procedimento para desobstruir as artérias do cérebro e, desde então, o político está em coma induzido. Eles aguardam as reações, com a diminuição da sedação, para saber a extensão de eventuais sequelas.
Advogado, Maneca foi vereador em Içara pelo PTB, em 1962, e foi cassado depois de implantado o regime militar, dois anos depois. Depois, participou da fundação do MDB e foi eleito deputado estadual para uma mandato de 1967 a 1971, mas também perdeu o mandato e ficou inelegível por 10 anos, com de decretação do Ato Institucional Número Cinco, o AI-5. De março de 2013 a outubro de 2015, Maneca foi ministro do Trabalho e Emprego do governo Dilma Rousseff (PT).
Auditor fiscal da Receita Federal, Maneca teve o mandato de deputado estadual simbolicamente restituído em agosto de 2019, durante o primeiro mandato do deputado Rodrigo Minotto, atual presidente estadual do PDT. Na mesma solenidade, o ato restituiu ainda os mandatos do vice-governador Francisco Dallígna (PTB) e dos deputados Paulo Stuart Wright (PSP), Addo Faraco (PTB), Evilásio Nery Caon (MDB), Fernando Viegas de Amorim (Arena), Genir Destri (MDB) e Waldemar Sales (Arena).
Político recebeu homenagem em livro

No último dia 31 de março, durante uma sessão solene na Assembleia, foi lançado o Livro Memórias, que resgata a história do PDT em Santa Catarina e conta a trajetória de Manoel Dias e outros protagonistas do partido. Foi a última aparição pública de Maneca.
A obra foi escrita pela eterna companheira do política, a esposa Dalva Maria de Luca Dias. NO dia da solenidade, Dalva disse que a obra busca encorajar a participação cidadã e destacar a importância do partido como agente de transformação social no Brasil e reforçar o compromisso histórico da legenda com os direitos dos trabalhadores e com a construção de um país mais justo e igualitário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO