Mandelli assume compromissos com a advocacia e a sociedade na posse da OAB/SC
Solenidade foi no Teatro do CIC, em Florianópolis
• Atualizado

Primeiro presidente da secional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) a ter sido presidente de subseção, de Balneário Camboriú, Juliano Mandelli reforçou durante a solenidade de posse, na noite de terça-feira (11), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, que “defender a advocacia é defender a democracia”. Desde já, Mandelli, que foi empossado pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, sinaliza que atuará com foco em avanços na modernização tecnológica, na aproximação com a classe em todas as regiões e na defesa das prerrogativas da advocacia.
O lema do novo presidente, que assumiu o cargo em 1º de janeiro deste ano, é a união e o trabalho coletivo. E já adiantou que está lançando Balneário Camboriú como cidade-candidata a sediar a próxima Conferência Nacional da Advocacia, uma forma de salientar que a força da OAB não se concentra apenas nos grandes centros, “mas está nos corações de cada cidade e em cada advogado que, com coragem, luta pelo direito e pela justiça”. Mandelli também presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), de 2022 a 2024, agora liderada por Pedro Miranda, que fez um discurso sobre a relevância de um setor da Ordem que preza pela saúde dos profissionais.
Um momento especial durante a solenidade foi o discurso da conselheira federal Cláudia Prudêncio, que passou a presidência a Mandelli, confirmação da presença feminina entre os profissionais da advocacia catarinense. Cláudia foi a primeira presidente mulher da OAB/SC em 92 anos de história e disse que, em discurso emocionado, declarou “foi a maior honra da minha vida representar quase 75 mil advogados e advogadas”, ao agradecer a quem contribuiu com a entidade, em especial ao governador Jorginho Mello por garantir recursos para a Advocacia Dativa. O também ex-presidente da OAB/SC, conselheiro federal Rafael Horn, recebeu uma placa assinada por Simonetti e Mandelli pela atuação como vice-presidente nacional da entidade.
Um dos pontos mais frisados pelo novo presidente da Ordem no Estado são as prerrogativas dos advogados. Mandelli destacou a judicialização excessiva e alguns retrocessos que vêm sendo cometidos, como as decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que pretendem acabar com a sustentação oral dos advogados nos tribunais, momento no qual falam pelos cidadãos que representam, e que mudam o sistema de intimação processual, dificultando a atuação profissional.
Solenidade foi bastante prestigiada
Além do governador Jorginho Mello (PL), que é advogado, cinco presidentes de seccionais (Rio Grande do Sul): Leonardo Lamachia; Paraná: Luiz Fernando Casagrande Pereira; Roraima: Ednaldo Vidal; Goiás: Rafael Lara; e de Rondônia: Marcio Melo Nogueira, marcaram presença.
Com eles dividiram o palco do CIC, o presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Oliveira Neto; o deputado Ivan Naatz (PL), representando o presidente da Assembleia Legislativa Julio Garcia (PSD); o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado conselheiro José Nei Ascari; o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, João Cobalchini (MDB); o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), João Batista Pinto Silveira; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Rita; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12), Amarildo Carlos de Lima; e o procurador-geral do Estado, Márcio Luiz Fogaça Vicari.
A Diretoria da OAB/SC empossada:
- Presidente: Juliano Mandelli
- Vice-presidente: Gisele Kravchychyn
- Secretário-geral: Oliver Jander Costa Pereira
- Secretária-adjunta: Caroline Terezinha Rasmussen da Silva
- Tesoureiro: Jean Leomar Pereira
- Tesoureira-adjunta: Deborah Lazaris
- Diretora Administrativa: Isabela Medeiros
- Diretor Executivo: Thiago Degasperin
- Diretor de Relações Institucionais: César Augusto Wolf
- Diretor de Prerrogativas e Defesa dos Honorários: Rui Cesar Voltolini
- Diretora de Educação Jurídica: Helena Paschoal Pitsica
- Diretora de Iniciação Profissional: Isadora Guimarães Barth
- Diretora de Tecnologia e Inovação: Vanessa Azevedo Barcelos
- Diretor de Interiorização: Raphael dos Santos Bigaton
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Federal: Jorge Luiz dos Santos Mazera
- Diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho: Rejane da Silva Sanches
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual de Santa Catarina: Adriano Tavares da Silva
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Eleitoral de Santa Catarina: Luis Irapuan Campelo Bessa Neto
- Diretor de Assuntos Penais: Guilherme Silva Araújo
- Diretora de Inclusão e Acessibilidade: Karen de Pauli Nascimento
- Diretor de Atendimento: Rodrigo Goetten de Almeida
A diretoria da CAASC empossada:
- Presidente: Pedro Miranda
- Vice-presidente: Maria Tereza Zandavalli
- Secretário-geral: Rodrigo Eduardo Soethe
- Secretária-geral adjunta: Janaína Barea Corbari
- Tesoureira: Lucinara Manenti
- Tesoureiro adjunto: Matheus Carpes Lameira
- Diretor Administrativo: Matheus de Quadros Baccin
- Diretor Executivo: Pedro Paulo Faria de Carvalho Braga
- Diretor de Apoio Profissional: André Schmidt Jannis
- Diretor de Esportes: Paulo Roberto Silveira de Borba
- Diretora de Eventos: Ana Paula Guedes Werlang
- Diretora de Saúde e Benefícios: Talia Bárbara Tumelero
- Diretora de Inovação e Tecnologia: Clarissa Medeiros
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO