Debate da Acaert mostrará a nova fase da corrida ao governo
Encontro reunirá postulantes com representação na Câmara dos Deputados e terá duração de 2 horas e meia
• Atualizado
Pouco mais de duas semanas depois do SCC/SBT reunir pela primeira vez os principais candidatos ao governo de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (Acaert) apresentará, nesta terça (23), um debate com uma nova fase da campanha, postulantes que amadureceram e já entraram em confronto, inclusive, na Justiça Eleitoral.
O embate entre o senador Jorginho Mello e o ex-prefeito da Capital Gean Loureiro por conta da utilização da imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) em santinhos digitais por candidatos do União, PSD e Patriota, batalha vencida, por ora, pelo candidato do PL, promete não ser a única escaramuça a ser levada adiante.
A mesma decisão liminar do TRE que beneficia Jorginho, abre caminho para que Esperidião Amin (PP) e Carlos Moisés (Republicanos), que são filiados a siglas coligadas com o candidato à reeleição ao Planalto, podem se valer da imagem de Bolsonaro.
No outro lado do espectro ideológico, a candidatura de Décio Lima pró-Lula (PT) intensifica a polarização no Estado, efeito que pretende reproduzir a situação nacional, mas ainda não se consolidou.
Onde tem muita gente, há um candidato em busca de votos
Todos os movimentos, que foram feitos no fim de semana, em eventos onde Gean, Moisés e Jorginho contaram centenas e milhares, dão a tônica da necessidade de transformar lançamentos de campanha ou o prestígio do anfitrião em catapulta de votos, como o movimento de Amin, que foi ao café da tia “Bimba”, personagem pé-quente na trajetória política do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), antes de seguir para o que os políticos mais apreciam, uma festa, a de Santa Rosa de Lima, em Içara.
Gean valeu-se do apadrinhamento de dois cabos eleitorais de respeito, ambos do PSD: João Rodrigues, em Chapecó, que levou três mil à rua em uma caminhada (foto), e Raimundo Colombo, em Lages, onde o candidato ao Senado mostrou mais uma vez força.
Jorginho aproveitou o lançamento da candidatura de Jorge Seif Júnior (PL) para balançar bandeiras do PL e chamar os eleitores conservadores, tanto que, nas redes sociais, o postulante ao Senado fez uma postagem curiosa sobre o padrinho, em que se referia a alguém que já esteve com Lula, Dilma e Temer, mas não citou o alvo, Gean Loureiro, que agora corteja Bolsonaro, e, para alguns, deixou a crítica ambígua, pois serviria ao candidato ao governo pelo PL.
Moisés foi a Balneário Camboriú dar apoio à deputada estadual Paulinha da Silva, do Podemos, que lançou a candidatura à reeleição, em um ambiente suprapartidário, uma gentileza em função do empenho da parlamentar na defesa da administração estadual em momentos difíceis.
Vale conferir ao vivo na Rádio Clube
Você pode acompanhar o debate da Acaert, a partir das 9h desta terça (23), pela Rádio Clube, no link que estará disponível no Portal SCC 10, uma boa oportunidade para se decidir a 41 dias das eleições:
Clique aqui para assistir ao debate
Leia também
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO